As Seleções brasileiras masculina e feminina de vôlei sentado realizaram seu primeiro treino no Cairo, no Egito, nesta quinta-feira, 9, para a disputa da Copa do Mundo da modalidade, até o dia 18 de novembro.
A equipe feminina será a primeira a estrear na competição, no domingo, 12, quando enfrentará a Holanda. Já o time masculino começará a competir na segunda-feira, 13, contra a China.
A seleção feminina está no grupo B e também jogará com Canadá, Eslovênia e Ucrânia na primeira fase. Já a seleção masculina, no grupo C, terá pela frente China e Índia. A Nigéria também faria parte do grupo, mas desistiu de participar do campeonato.
Participam da competição 10 seleções femininas e 14 seleções masculinas.
Em sua preparação para a Copa, o time masculino fez intercâmbio na Alemanha, onde jogou com a seleção local em preparação para a Copa. Foram três vitórias brasileiras, com placares de 3 sets a 2 (parciais 25/18, 29/31, 17/25, 25/22 e 15/12), 3 sets a 0 (25/19, 25/20 e 25/15) e 3 sets a 1 (25/21, 18/25, 25/18 e 25/21).
“Foram dias muito proveitosos, nos quais, além dos treinos em conjunto com a seleção alemã, tivemos a oportunidade de realizar três jogos oficiais. Avaliamos tanto os aspectos coletivos da equipe quanto os aspectos táticos. Foi um excelente momento para testar nossa Seleção e dar ritmo de jogo a todos os atletas antes da Copa do Mundo”, comentou o técnico da seleção masculina, Agtônio Guedes.
O time feminino ficou concentrado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, onde as atletas jogaram com os times masculino do SESI e Paulistano.
“Vamos jogar com muitos dos adversários que encontraremos no Cairo nos Jogos Paralímpicos, daqui a menos de um ano. Costumo dizer que a história pode ser escrita em três cores. Espero que a gente escreva em dourado, pois estamos preparados”, disse o técnico da seleção feminina, Fernando Guimarães.
Vale destacar que o time masculino do Brasil é o atual campeão do Zonal Championship, torneio continental que carimbou o passaporte da Seleção para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. O time feminino também está com vaga garantida por ser campeão mundial em 2022.
O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Ângelo Alves Neto, está acompanhando de perto todo o processo. “Ambas as seleções têm evoluído bastante e nós ficamos muito felizes em saber que os esforços têm surtido efeitos positivos. O Brasil só cresce nessa modalidade”, avaliou.
Confira as datas dos jogos:
Masculino
13/11/23 – Brasil x China
14/11/23 – Brasil x Índia
Feminino
12/11/23 – Brasil x Holanda
13/11/23 – Brasil x Canadá
14/11/23 – Brasil x Eslovênia
15/11/23 – Brasil x Ucrânia
*Com informações da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do vôlei sentado.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)