A Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) anunciuou a nova sede do torneio, após a China desistir de receber o campeonato. A competição seria realizada neste mês de junho no país asiático.
Atual bicampeã mundial, a equipe masculina já estava garantida no campeonato por ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
No último mês de fevereiro, início do atual ciclo paralímpico, a Seleção Brasileira masculina, ainda comandada por Alessandro Tosim, também venceu o Campeonato das Américas, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Após a competição, Alessandro deixou o comando do time e foi substituído por Jônatas Castro, que, até então, estava à frente da Seleção Brasileira feminina da modalidade.
Com Jônatas como treinador, o time feminino também foi campeão, de maneira inédita, do Campeonato das Américas, oportunidade em que garantiu a vaga para o Mundial. Agora, a equipe, quarta colocada nos Jogos de Tóquio, é comandada por Gabriel Goulart. Ambas as seleções estão concentradas no CT Paralímpico nesta semana.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)