A Seleção Brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas ficou com a medalha de bronze no Sul-Americano da modalidade, disputado em Bogotá, Colômbia, entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro. Na decisão pela terceira colocação, o Brasil superou a Venezuela por 74 a 50.
Como os quatro primeiros colocados garantiram vaga na Copa América do próximo ano, o Brasil estará na competição em 2025.
O Campeonato em Bogotá foi disputado por seis seleções: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Todos jogaram contra todos, sendo que os dois melhores, Argentina e Colômbia, fizeram a final – melhor para os anfitriões, que ficaram com o título. Todos os resultados do Brasil, que perdeu duas partidas no evento, estão ao fim do texto.
A Seleção Brasileira contou com 11 atletas na Colômbia. A opção foi por levar jogadores jovens como parte de um processo de renovação para o atual ciclo, no qual o principal objetivo é se classificar aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. O país não se qualificou para as edições de Tóquio 2020 e Paris 2024.
Antes de disputarem o Sul-Americano, os atletas estiveram reunidos no Centro de Treinamento Paralímpico de 14 a 28 de outubro, dia do embarque para a Colômbia.
No final de setembro, a Seleção Brasileira feminina da modalidade disputou o Sul-Americano em Lima, no Peru. A equipe encerrou a competição com a medalha de prata, sendo superada pela Argentina na decisão.
Confira os resultados da Seleção Brasileira no Sul-Americano:
Brasil 68 x 41 Venezuela
Brasil 78 x 30 Chile
Brasil 78 x 22 Peru
Brasil 46 x 58 Argentina
Brasil 47 x 60 Colômbia
Disputa pelo bronze
Brasil 74 x 50 Venezuela
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do basquete em cadeira de rodas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)