Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção feminina de goalball vence EUA e fica com bronze em competição na Suécia

Kátia Silva, atleta da Seleção Brasileira de goalball, que conquistou o bronze na Malmo Cup | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira feminina de goalball conquistou neste domingo, 21, o terceiro lugar da Copa Malmo, na Suécia, ao vencer os Estados Unidos, por 4 a 2, na disputa pelo bronze. Kátia Silva (2), Jéssica Victorino e Danielle Longhini foram as artilheiras brasileiras no confronto. 

Além das três atletas, o Brasil foi representado por Carol Duarte, Moniza Lima e Ana Gabrielle Brito na Escandinávia. O resultado repete o desempenho na edição do ano passado, quando a Seleção também derrotou as norte-americanas no duelo pelo bronze. O ouro ficou com a Turquia, que bateu Israel na final por 13 a 9. As turcas são as atuais campeãs mundiais e venceram as brasileiras na semifinal (7 a 4). 

“Estamos no caminho certo. Gratidão a todos que contribuíram, familiares, comissão técnica”, destacou Kátia, que terminou o torneio com dez gols marcados. A artilheira da Seleção Brasileira foi Jéssica, com 12. A goleadora principal da Copa Malmo foi a turca Sevda Altunoluk, com 32 ao todo. 

“Fico muito feliz em estar retornando. A gente conseguiu ajustar nossa defesa e esse campeonato foi muito importante para nossa preparação, nossa harmonia dentro de quadra. Com certeza, nos próximos torneios, subiremos no lugar mais alto do pódio”, disse a ala Carol Duarte, que não atuava pelo Brasil desde os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

O Brasil terminou sua campanha com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Marcou 43 gols e sofreu 25. O objetivo do trabalho, agora, passa a ser a classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 

Ainda sem vaga garantida, a equipe terá duas possibilidades de buscar um lugar entre os oito países que disputarão o torneio de goalball na capital francesa: os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e os Jogos Parapan-Americanos, em novembro, no Chile. Apenas a campeã de cada um desses torneios garante vaga nos Jogos Paralímpicos do ano que vem.

“A gente está muito satisfeito com mais uma participação nesta competição tão tradicional”, destacou o técnico Gabriel Goulart. “As melhores do mundo estão aqui, então é muito importante estarmos entre elas. Conseguimos colocar em prática nossas formações e, em algumas situações de estarmos atrás no placar, revertemos e administramos as vitórias. Foi muito bom ver a união das meninas, a equipe querendo jogar junto. Isto será fundamental para conseguirmos a vaga para Paris”, finalizou.

Confira todos os resultados do Brasil na Copa Malmö 2023:
Fase de grupos

BRASIL 10 x 0 Ucrânia
Israel 7 x 7 BRASIL
BRASIL 8 x 5 Dinamarca
Canadá 4 x 10 BRASIL

Semifinal
Turquia 7 x 4 BRASIL

Disputa do bronze
EUA 2 x 4 BRASIL

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery