A Seleção Brasileira feminina de goalball venceu a anfitriã Grã-Bretanha, por 3 a 2, de virada, nesta sexta-feira, 25, em jogo válido pelas quartas de final dos Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham, Inglaterra.
Agora, neste sábado, 26, às 5h (de Brasília), o time encara o Japão na semifinal. A seleção asiática eliminou os EUA, nos pênaltis (4 a 3), após o empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. A decisão do torneio, que vem sendo realizado na CBS Arena, está marcada para domingo, 27, às 10h30. A campeã garantirá vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A outra semifinal ainda será decidida com as duas partidas restantes das quartas de final: China x Alemanha e Canadá x Israel.
“A palavra certa para descrever essa vitória, eu nem tenho. É uma emoção sem tamanho, era um jogo que sabíamos ser mais mental, de paciência. A Grã-Bretanha é um time que vem crescendo muito e sabíamos que não seria fácil. Ali, nos últimos minutos, quando bateu a vontade de desistir, passou um filme de todo mundo que está torcendo pela gente, todo o trabalho feito até aqui. Foi quando pensei que iria jogar pelo Brasil todo que está lá e conseguimos o empate. Depois, a Carol, com a experiência que tem, conseguiu a virada”, explicou a ala Kátia, que anotou o gol do 2 a 2 quando restavam três minutos para o término do jogo. O terceiro do Brasil, de Carol Duarte, veio a 1:52 do apito final – Moniza havia anotado o primeiro gol.
O Brasil começou o jogo com Dani Longhini e Moniza nas alas, e Gaby no pivô. Jéssica, Kátia e Carol Duarte entraram ao logo da partida. Após Moniza abrir o placar, as britânicas viraram até o instante do jogo descrito acima, quando Kátia mandou uma bola cruzada da direita para a esquerda e balançou a rede. A Seleção feminina chega à semifinal com cinco vitórias e apenas uma derrota na competição (1 a 0 para os EUA). A tabela completa pode ser vista aqui.
Sobre os Jogos Mundiais da IBSA 2023
A competição organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos acontece na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e na CBS Arena, em Coventry, até o dia 27 de agosto e reúne mais de 1.250 atletas de 70 países que disputam: futebol de cegos (dentro da Copa do Mundo), goalball, tiro com arco, xadrez, críquete, futebol B2/B3, powerlifting, showdown, boliche e tênis.
Esta é a sétima edição dos Jogos Mundiais, realizados pela primeira vez em Madri, em 1998. De lá para cá, já foram sedes: Quebec-CAN (2003), São Paulo-BRA (2007), Antalya-TUR (2011), Seul-KOR (2015) e Fort Wayne-USA (2019).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)