Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção feminina de goalball faz treinos de acordo com características das rivais nos Jogos de Paris

Dani Longhini prepara arremesso durante treino da Seleção Brasileira; Ana Gabriely acompanha | Foto: Alessandra Cabral/CPB

As Seleções Brasileiras feminina e masculina de goalball realizam uma semana de treinos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o próximo dia 26 de junho.

As atividades servem para ajustar os últimos detalhes das equipes para a principal competição do ano: os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro. Em busca de uma medalha paralímpica inédita, a equipe feminina, comandada pelo técnico Alessandro Tosim, tem feito treinos táticos específicos, já pensando nas adversárias da primeira fase do megaevento.

O Brasil ficou no Grupo A, junto de Turquia, atual bicampeã paralímpica e campeã mundial; Israel, terceira colocada no último Mundial; e China, campeã asiática. O grupo B será formado por Coreia do Sul, Canadá, França e Japão.

SELEÇÕES DE GOALBALL CONHECEM SEUS ADVERSÁRIOS EM PARIS

“Estamos trabalhando intensamente com ações táticas. Após a Malmo Cup, na Suécia, identificamos alguns pontos falhos comuns nas seleções adversárias. Usamos a fase de treinamentos para entender como será possível explorar tais situações durante os Jogos Paralímpicos “, afirmou Alessandro, campeão paralímpico com a Seleção Brasileira masculina nos Jogos de Tóquio 2020.

“A Malmo Lady Cup, competição na qual conquistamos a segunda colocação, foi muito importante também. Ficamos com a prata após ganhar de seleções muito qualificadas, como China e Turquia. É nítida a evolução das atletas. Elas são muito boas e estamos trabalhando arduamente para a conquista da tão sonhada medalha paralímpica”, concluiu Alessandro. A Seleção feminina irá aos Jogos Paralímpicos por meio de um convite da Federação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês).

Atual medalhista de ouro do torneio e tricampeã mundial, a Seleção masculina garantiu sua vaga no megaevento após se sagrar campeã do mundo em Matosinhos, Portugal, em dezembro de 2022. Assim como o feminino, o time masculino também está no CT Paralímpico. O técnico Jônatas Castro afirmou estar satisfeito com o nível do time em seu estágio atual.

“Chegamos até aqui como imaginávamos, na parte física, tática e técnica. Agora, posso dizer que é um momento especial porque é a finalização de todo o trabalho para os Jogos Paralímpicos É um ajuste fino mesmo. Construímos tudo o que era necessário com a nossa equipe multidisciplinar para chegarmos da melhor maneira possível a Paris. Temos um desafio muito grande pela frente, que é defender o nosso título de campeões da competição”, comentou Jônatas, que terá mais uma semana de treinamentos no CT Paralímpico antes do megaevento na capital francesa.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball.
A Semana de Treinamentos do goalball conta com o apoio do Ministério do Esporte, mediante parceira por Termo de Fomento entre CPB e SNPAR – Secretaria Nacional do Paradesporto.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery