A Seleção Brasileira feminina de goalball estreou com uma vitória e um empate nesta sexta-feira, 19, na Copa Malmö, tradicional competição da modalidade que está sendo disputada na Suécia e reúne dez equipes.
No primeiro jogo, a equipe liderada pelo técnico Gabriel Goulart venceu as ucranianas por 10 a 0. Kátia Silva fez quatro gols, seguida de Jéssica Vitorino, com três. Carol Duarte, Danielle Longhini e Moniza marcaram uma vez cada.
Na segunda partida, o time chegou a estar vencendo Israel, medalhista de bronze no último Campeonato Mundial, por dois gols de vantagem, mas acabou cedendo o empate em 7 a 7.
A equipe volta a jogar neste sábado, quando terá novamente dois compromissos: a partir das 4h35 (de Brasília), enfrenta a Dinamarca. Mais tarde, às 8h55, o duelo será diante do Canadá, quarto colocado do último Mundial – as brasileiras ficaram em nono lugar na competição. As finais da Copa Malmö acontecem no domingo.
O torneio deste ano conta com dois grupos com cinco equipes em cada. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Dinamarca, Canadá, Israel e Ucrânia.
Também disputam a competição Turquia, Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França. Os confrontos podem ser acompanhados por este link.
A Copa Malmö existe desde 2000. O Brasil ganhou as edições de 2018 e 2019 com a equipe masculina, mas jamais conquistou o título com a equipe feminina. Por conta da pandemia, não houve competição em 2020 e 2021. No ano passado, o time feminino ficou com o bronze, ao vencer os EUA, por 2 a 1, nos pênaltis.
A Seleção norte-americana é a maior vencedora da história, com nove troféus, sendo o último em 2015. As japonesas são as campeãs vigentes.
O objetivo do trabalho neste ano é a classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ainda sem vaga garantida, a equipe terá duas possibilidades de buscar um lugar entre os oito países que disputarão o torneio de goalball na capital francesa: os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e os Jogos Parapan-Americanos, em novembro, no Chile. Apenas o campeão de cada um desses torneios garante vaga nos Jogos.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)