Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção feminina de basquete em cadeira de rodas realiza testes físicos e técnicos no CT

Seleção feminina de basquete em cadeira de rodas treina no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas realiza a sua primeira semana de treinamento de 2025 em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, com a participação de 19 atletas. O grupo chegou à capital paulista na última quinta-feira, 6, e segue reunido até o dia 13.

Entre os destaques da semana está a realização de testes visando melhorar o desempenho individual.

“O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) oferecem uma estrutura muito boa para evoluirmos. Realizamos aqui no CT uma série de exames e testes, com os quais a gente consegue acompanhar como está e saber se é preciso melhorar na parte física, na parte técnica de algum arremesso ou até se falta alguma vitamina para termos resultados melhores. É muito importante sabermos onde podemos melhorar para contribuirmos mais com a equipe”, disse a paulista Gabriela dos Santos Oliveira, 23

Rodrigo Zini, analista de desempenho da Seleção Brasileira, explicou que cada atleta receberá um relatório indicando seus pontos fortes e áreas nas quais precisa melhorar. “Esta primeira fase do ano é muito importante para entendermos como as atletas estão. Fazemos testes de arremesso, de agilidade, para entendermos qual o nível de comprometimento de cada atleta para esse coletivo. Depois passamos um feedback indicando como elas podem melhorar”, explicou.

Para a jogadora paraense Debora Costa, 35, a semana de treinamento é fundamental para as atletas se desenvolverem nos detalhes visando uma classificação para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. “Estamos tendo muitos aprendizados novos para evoluirmos buscando nossos objetivos. Estamos nos desenvolvendo nos mínimos detalhes, principalmente na parte de finalização. Muitas vezes acertamos na tática, nas jogadas, mas pecamos no arremesso”, disse.

Uma novidade na equipe em 2025 é a chegada da auxiliar-técnica Evelyn Barbian, que disse estar muito entusiasmada por fazer parte de uma Seleção feminina. “Espero que ter uma mulher na comissão técnica com um olhar diferente seja algo muito positivo para as nossas atletas. Está sendo uma experiência muito intensa e com uma responsabilidade muito grande para mim”, disse.

A última competição disputada pela equipe foi o Sul-Americano da modalidade, em setembro de 2024. Na ocasião, o Brasil obteve a medalha de prata em Lima, no Peru. O resultado classificou tanto o Brasil, vice, como a Argentina, campeã, para a Copa América da modalidade em 2025. A data e o local da competição ainda não foram divulgados.

O Brasil conquistou em novembro de 2023 a medalha de bronze dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. O resultado, porém, não foi suficiente para garantir à equipe a participação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Confira a lista de convocadas:
Adrienne Oliveira de Souza
Ana Kélvia Silva de Lima
Brenda Caravelas Bauer Vasconcelos
Cleonete de Nazare De Santos Reis
Dayane Vitoria dos Santos Aureliano
Débora Cristina Guimarães da Costa
Denise Eusebio
Geisa Rodrigues Vieira
Geisiane de Souza Maia
Gabriela dos Santos Oliveira
Gabriela Rosa Giolo
Ivanilde Candida da Silva
Jessica Silva Santana
Laura Vitória de Souza Nauderer
Lia Maria Soares Martins
Maria Anástacia Nascimento de Oliveira
Perla dos Santos Assunção
Rebeca Soares Freires
Vileide Brito de Almeida

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do basquete em cadeira de rodas.
A Semana de Treinamentos do basquete em cadeira de rodas conta com o apoio do Ministério do Esporte, mediante parceria por Termo de Fomento entre CPB e SNPAR – Secretaria Nacional do Paradesporto.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDOR OFICIAL

  • Max Recovery