A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas sofreu a quinta derrota na fase de grupos do Mundial da modalidade, em Dubai, ao ser superada pela Espanha por 49 a 34 na madrugada desta sexta-feira, 16.
Agora a equipe feminina do Brasil vai disputar uma posição até a 9ª colocação geral da competição. As brasileiras voltam à quadra às 3h (de Brasília) deste sábado, 17, para enfrentar a Argélia. Se vencerem, avançam para a disputa de 9º e 10º lugar.
Já a Seleção masculina, após o revés nas oitavas de final para o Canadá, joga diante da França na próxima segunda-feira, 19, também para a disputa de 9º e 10º lugar.
No confronto diante das espanholas, Silvelane Oliveira foi destaque, com nove cestas e três rebotes. Cleonete Santos também pegou três rebotes.
A disputa recebeu mais de 300 jogadores, representando 16 seleções masculinas e 12 femininas até o próximo dia 20. Para o Brasil, será o principal evento preparatório para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, marcados para novembro. O evento continental do final do ano oferecerá uma vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Todas as partidas do Mundial são transmitidas pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF, da sigla em inglês), a partir do canal da organização no YouTube.
Confira os próximos duelos do Brasil no Mundial de Dubai:
Masculino
Disputa pelo 9º lugar
19 de junho – 2h45 (de Brasília)
Brasil x França
Feminino
Disputa pelo 9º lugar
17 de junho – 3h (de Brasília)
Brasil x Argélia
Patrocínio
O basquete em cadeira de rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)