A Seleção Brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas foi superada pelo Canadá por 69 a 53 na madrugada desta quinta-feira, 15, e foi eliminada do Mundial da modalidade, em Dubai, nas oitavas de final.
Agora a equipe masculina do Brasil vai disputar uma posição até a nona colocação geral da competição. Na fase de grupos, os brasileiros encerraram a etapa com uma vitória, sobre a seleção da casa dos Emirados Árabes, e duas derrotas, para Itália e Austrália.
A disputa recebeu mais de 300 jogadores, representando 16 seleções masculinas e 12 femininas até o próximo dia 20. Para o Brasil, será o principal evento preparatório para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, marcados para novembro. O evento continental do final do ano oferecerá uma vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
No jogo, os canadenses ficaram à frente do placar desde os primeiros arremessos da partida. A vantagem de 15 a 9 no primeiro quarto foi ampliada para 35 a 20 no segundo, o que permitiu o Canadá ficar com o controle do jogo nos outros períodos.
Nos terceiro e quarto quartos, o Brasil mostrou reação e buscou diminuir a diferença em alguns momentos. Mas a seleção adversária manteve vantagem de 15 pontos e finalizou 69 a 53.
Nesta sexta-feira, 16, a Seleção feminina enfrenta a Espanha às 2h45 (horário de Brasília), pelo último jogo da fase de grupos. As atletas realizaram quatro jogos até o momento e não obtiveram vitória.
Todas as partidas do Mundial são transmitidas pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF, da sigla em inglês), no canal da organização no YouTube.
Confira os confrontos das oitavas de final do Mundial:
Masculino
Canadá 69 x 53 Brasil
Austrália x Egito
EUA x Argentina
Holanda x Iraque
Alemanha x Emirados Árabes
França x Irã
Inglaterra x Coreia do Sul
Itália x Tailândia
Fase de grupos:
Feminino
10 de junho
Brasil 56 x 61 Canadá
11 de junho
Brasil 35 x 67 Grã-Bretanha
12 de junho
Brasil 53 x 61 Austrália
13 de junho
Brasil 35 x 53 China
16 de junho – 2h45
Brasil x Espanha
Patrocínio
O basquete em cadeira de rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)