Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção de futebol de cegos se recupera, faz 7 a 1 Colômbia e fatura bronze na Copa do Mundo

Jefinho, autor de três gols, em lance nos Jogos Mundiais da IBSA | Foto: Divulgação/Renan Cacioli/CBDV

Matéria atualizada às 18h51*

Após ser superada pela China, nos pênaltis, na semifinal da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira de futebol de cegos goleou a Colômbia, por 7 a 1, na disputa pelo terceiro lugar nesta sexta-feira, 25, em Birmingham, Inglaterra. Desta forma, o Brasil ficou com o bronze na competição, que está inserida nos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês). Os gols brasileiros foram marcados Jardiel (2), Cássio, Tiago Paraná e Jefinho (3). Jhon Gonzalez diminuiu para os colombianos. O jogo, na íntegra, está disponível neste link.

Antes mesmo de disputar a semifinal diante dos chineses, o Brasil já estava garantido nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Isso porque, de acordo com regulamento da Copa do Mundo, as três melhores equipes se classificariam para o megaevento na capital francesa. A finalista China foi para a Inglaterra já com a vaga assegurada por ter sido campeã asiática. Ou seja, a Seleção Brasileira estaria nos Jogos de Paris 2024 mesmo que perdesse a disputa pelo bronze.

O Brasil, que nunca ficou de fora do pódio em uma Copa, estava na disputa pelo hexacampeonato mundial. A última vez em que não chegou à final foi em 2002, ano em que também terminou o torneio na terceira posição. Em oito edições, a Seleção ganhou cinco, foi vice-campeã em 2006 e ficou com o bronze em duas oportunidades.

A decisão de 2023 foi entre argentinos e chineses, também nesta sexta-feira, com o título ficando com a Argentina. A tabela completa pode ser vista neste link.

“Somos uma Seleção muito vencedora, então, a gente acaba sentindo um pouco quando não chega ao nosso objetivo, mas o terceiro lugar é importante. Entramos com disposição e conseguimos o resultado”, falou Jefinho. “Claro que a gente queria ser campeão, mas viemos brigar pela classificação aos Jogos Paralímpicos, também, e conseguimos. Do início ao fim, honramos esta camisa. Garanto que não faltou esforço de ninguém”, complementou Tiago Paraná. “A gente se preparou muito para o hexa, mas infelizmente não deu. No jogo de hoje, mostramos o que é o Brasil. Vamos tirar bastante lição dessa competição para não repetir os erros nas próximas”, disse Jardiel.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br).

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery