Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção de futebol de cegos busca hexacampeonato mundial; confira a tabela de jogos

Jardiel Vieira, um dos jogadores convocados para o Mundial, carrega a bola na final do Grand Prix, diante do Japão | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira de futebol de cegos começa a sua busca pelo hexacampeonato mundial na próxima semana. A cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais da IBSA, competição organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), que acontecerá na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, está marcada para o dia 18 de agosto, a partir das 14h (de Brasília). Algumas modalidades, porém, terão suas disputas iniciadas antes e com a Seleção Brasileira em ação. 

No caso do próprio futebol de cegos, haverá dentro da programação do evento a disputa da Copa do Mundo, que reunirá 16 seleções divididas em quatro grupos. O Brasil, maior vencedor da história com cinco títulos ( 1998, 2000, 2010, 2014 e 2018), está no Grupo D, ao lado de Irã, México e Marrocos. 

A estreia será diante dos iranianos, adversários dos brasileiros na final do Jogos Paralímpicos do Rio 2016 (vitória brasileira por 1 a 0, com gol de Ricardinho). O Brasil duelará contra o Irã na próxima quarta-feira, 16, às 12h30. Na sexta-feira, 18, às 14h30, o adversário será o Marrocos. A última partida da primeira fase será diante do México, no domingo, 20, também às 14h30. 

Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. A tabela completa pode ser vista no site da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) neste link. Campeão, vice e terceiro colocado se classificam para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.  Confira a lista de convocados aqui.

Confira os dias e horários (de Brasília) do jogos da Seleção Brasileira de futebol de cegos no Mundial

Quarta-feira, 16 de agosto – às 12h30
Brasil x Irã

Sexta-feira, 18 de agosto – às 14h30
Brasil x Marrocos

Domingo, 20 de agosto – às 14h30
Brasil x México

Goalball feminino
A Seleção feminina de goalball do Brasil também viaja a Birmingham com a missão de buscar sua vaga em Paris. Apenas as equipes campeãs de cada categoria (feminina e masculina) se classificarão para o megaevento na capital francesa. 

O sexteto brasileiro – formado por Carol Duarte, Gaby, Jéssica Vitorino, Dani Longhini, Kátia Silva e Moniza – estreia nos Jogos Mundiais contra a Ucrânia, no dia 20 de agosto, às 9h15 (de Brasília). O time integra o Grupo A e enfrentará na primeira fase, além das ucranianas, EUA, Canadá, Finlândia, Alemanha e Dinamarca. 

O torneio das mulheres conta com 13 países divididos em duas chaves. As quatro melhores de cada avançarão às quartas de final. Confira os grupos e a tabela completa, já com os horários no fuso de Brasília, neste link. 

Judô
Por fim, os judocas brasileiros convocados terão a oportunidade de brigar, entre os dias 23 e 25 de agosto, por pontos importantes no ranking mundial, principal critério de seleção dos competidores para os Jogos Paralímpicos. O judô é uma das modalidades que mais renderam medalhas ao Brasil na história do megaevento. Foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.

Além das modalidades já citadas, os Jogos Mundiais da IBSA contarão com tiro com arco, xadrez, críquete, futebol B2/B3, powerlifting, showdown, boliche e tênis. São esperados mais de 1.250 atletas de 70 países. 

Esta será a sétima edição dos Jogos Mundiais. A estreia foi em Madri, em 1998. De lá para cá, já foram sedes: Quebec-CAN (2003), São Paulo-BRA (2007), Antalya-TUR (2011), Seul-KOR (2015) e Fort Wayne-USA (2019).

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Patrocínios
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O judô é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery