Ao todo, 17 atletas estão em fase de treinamento sob o comando do técnico Marcos Araújo. Desses jogadores, 12 vão representar o Brasil no México. “Nós acreditamos muito nesses garotos e confiamos que eles vão conseguir uma vaga no Mundial. Temos atletas que se destacaram e foram campeões em competições nacionais, como as Paralimpíadas Escolares e Universitárias”, disse o vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), Silvio Ribeiro.
Bicampeão das Escolares por Brasília, sua cidade natal, em 2017 e 2018, Elias Moura, atleta do Candangos-DF, foi um dos convocados para o período de preparação no CT. Motivado pela oportunidade, segundo suas próprias palavras, o atleta elogiou a estrutura do local.
“Fico muito animado em poder treinar em um lugar como o Centro de Treinamento Paralímpico. Os treinamentos estão muito pegados e intensos. Minha expectativa é ser um dos 12 atletas que vão defender o Brasil no Qualificatório. Sei que todos têm potencial, mas, infelizmente, cinco não irão para o México. Eu quero estar entre os que irão para lá. Afinal, estar em uma Seleção, sub-23 ou principal, é a realização de um sonho”, disse o jovem de 18 anos.
Elias, que nasceu com mielomeningocele (doença que provocou má-formação em sua coluna vertebral), também afirmou que a fase de treinamento servirá para auxiliá-lo no processo de evolução como atleta em seu clube. “Vou passar tudo o que aprendi aqui para os jogadores mais novos do meu time, o Candangos, que estão começando agora”, completou.
Outro atleta que compõe o grupo de 17 jogadores convocados para a Seleção sub-23 é o fluminense Marcos William Mendes, 21. Nascido em Macaé, Rio de Janeiro, ele foi campeão da última edição das Paralimpíadas Universitárias, realizada em 2021, também no CT Paralímpico. Estudante de Administração de Empresas na Uningá, universidade localizada em Maringá (PR), Marcos afirmou que a experiência de ter sido convocado é incrível.
“Não consigo descrever em palavras a sensação de estar aqui, com os outros atletas e com o técnico Marcos Araújo. É a melhor experiência da minha vida até agora”, afirmou o jogador, que teve de amputar a perna esquerda, por causa de uma doença congênita que impediu o desenvolvimento do membro, e possui má-formação na direita.
Mundial sub-23
O Campeonato Mundial de basquete em CR sub-23 está marcado para ocorrer na Tailândia, no final do ano, ainda sem data marcada.
Patrocínio
O basquete em cadeira de rodas brasileiro é patrocinado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)