Os embarques da Seleção Brasileira de atletismo para o Mundial de Kobe, no Japão, vão começar na próxima quinta-feira, 9. A viagem será realizada de maneira escalonada em cinco voos para a cidade japonesa, com 85 pessoas no total, entre atletas, atletas-guia e membros da comissão técnica e de áreas de apoio. A competição em solo japonês vai acontecer do dia 17 até 25 de maio.
O Mundial no Japão será realizada no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 após o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) solicitar ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) o adiamento do Mundial, que seria em 2021, devido à pandemia de coronavírus. Com isso, a cidade japonesa sediará o evento de atletismo no ano posterior ao Mundial de Paris 2023, quando o Brasil teve seu melhor desempenho na história em Mundiais. Foram 47 medalhas no total, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes.
“Como são dois voos longos e 12 horas de fuso, a preparação que vamos fazer já começará nestes dias antes do embarque. Vamos tentar postergar o sono dos atletas ainda aqui no Brasil, dormindo mais tarde para acordar também mais tarde. A ideia também é fazer com que eles evitem, ao máximo, dormir no primeiro voo, entre o Brasil e a escala na Europa. Com isso, o segundo voo será similar ao período da noite no Japão”, explicou Thiago Lorenço, coordenador de Ciências do Esporte do CPB.
“Durante o voo, a nossa maior preocupação é em relação à hidratação e alimentação. Depois, há a questão da movimentação, principalmente, dos atletas cadeirantes e com deficiência visual. Vamos elaborar uma cartilha para eles com ações que eles possam se movimentar, mesmo que minimamente”, completou.
O primeiro embarque terá o maior número de atletas entre todos os dias. Serão 27 convocados presentes no voo pela Air France, que fará escala em Paris, na França, antes de prosseguir até o Japão.
Atletas como o paraibano Petrúcio Ferreira, a potiguar Thalita Simplício, a paraense Fernanda Yara, a piauiense Antônia Keyla, o mineiro Claudiney Batista e o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, entre outros, estão na lista do primeiro embarque.
O segundo voo está marcado para decolar do Brasil nesta sexta-feira, 10, com somente três atletas: a potiguar Jardênia Felix, a acreana Jerusa Geber e a amapaense Wanna Brito.
Já no sábado, 11, nove esportistas do país devem fazer parte de novo voo pela Air France. Entre eles, os paulistas Samuel Conceição, Daniel Martins e Beth Gomes, além da baiana Raissa Machado, estarão na delegação.
Na segunda-feira que vem, 13, outros cinco atletas fazem o embarque, enquanto na terça-feira, 14, o carioca João Victor Teixeira e o paranaense Vinícius Rodrigues vão completar a Seleção Brasileira no último voo.
Os atletas Alessandro Silva, Christian Gabriel, Matheus de Lima e José Alexandre não irão realizar o embarque pois alegaram problemas médicos.
Confira a relação dos atletas por dia de embarque:
Dia 9 – 27 atletas
Aline Rocha
André Rocha
Antonia Keyla Barros
Ariosvaldo Fernandes (Parré)
Bartolomeu Chaves
Bruno Christian
Cícero Nobre
Claudiney Batista
Debora Lima
Edson Cavalcante
Eduardo Pereira
Felipe Gomes
Fernanda Yara
Giovanna Boscolo
Júlio Cesar Agripino
Kesley Teodoro
Maria Clara Augusto
Petrúcio Ferreira
Rayane Soares
Ricardo Mendonça
Thalita Simplício
Verônica Hipólito
Vinicius Quintino
Wallison Fortes
Washington Nascimento Jr.
Yeltsin Jacques
Zileide Cassiano
Dia 10 – 3 atletas
Jardênia Felix
Jerusa Geber
Wanna Brito
Dia 11 – 9 atletas
Beth Gomes
Daniel Martins
Ketyla Teodoro
Lorena Spoladore
Lorraine Aguiar
Lucas Lima
Mateus Evangelista
Raissa Machado
Samuel Conceição
Dia 13 – 5 atletas
Aser Ramos
Edenilson Floriani
Izabela Campos
Rodrigo Parreira
Thiago Paulino
Dia 14 – 2 atletas
João Victor Teixeira
Vinícius Rodrigues
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
Time São Paulo
Os atletas Aline Rocha, Beth Gomes, Bruno Christian, Claudiney Batista, Daniel Tavares, Débora Lima, Edson Cavalcante, Giovanna Boscolo, Jardênia Félix, Jerusa Geber, Kesley Teodoro, Ketyla Teodoro, Lorena Spoladore, Lucas Lima, Mateus Evangelista, Matheus Lima, Rayane Soares, Raissa Machado, Samuel Conceição, Thiago Paulino, Verônica Hipólito, Vinícius Rodrigues e Zileide da Silva são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)