Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado derrota Polônia na estreia do Mundial

Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado posa para foto em Sarajevo, Bósnia | Foto: Divulgação/ World ParaVolley
A Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado estreou com vitória no Mundial da modalidade, em Sarajevo, na Bósnia, ao bater a Polônia por 3 sets a 0 (parciais 25/16, 25/8 e 25/11), nesta sexta-feira, 4. Ambas as equipes estão no Grupo C da competição, ao lado de Alemanha e Canadá, seleções que também já se enfrentaram na primeira rodada. Os alemães levaram a melhor e derrotaram os canadenses por 3 a 0. 

Na primeira parcial do confronto entre brasileiros e poloneses, houve um certo equilíbrio no início, com a Polônia assumindo a dianteira do placar por uma pequena diferença. No entanto, o Brasil virou, manteve a vantagem e fechou em 25 a 16. 

O homem mais alto do Brasil, Joelison Fernandes da Silva, conhecido como Ninão, de 2,37 m, entrou quando o placar apontava 24 a 15 para a equipe treinada pelo técnico Fernando Guimarães. No primeiro lance, ele não conseguiu o bloqueio, mas, no seguinte, em um ataque não defendido pelo poloneses, o paraibano definiu o set. 

Na segunda parcial, a menos equilibrada de todas, os poloneses seguraram os brasileiros até o 8 a 8. Depois, o Brasil anotou incríveis 17 pontos consecutivos, fez 25 a 8 e abriu 2 sets a 0. Ninão entrou novamente no fim, mas, desta vez, nem precisou encostar na bola. No terceiro set, a Seleção Brasileira manteve o ritmo e não deu chances para o time rival. Venceu a parcial por 25 a 11 e o confronto por 3 a 0.

Quarta colocada nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e de Tóquio 2020, a Seleção masculina busca a classificação para a próxima edição do megaevento, que será realizada em Paris, França, no ano de 2024. Para tanto, o time necessita conquistar o Mundial na Bósnia. 

Seleção Feminina
Medalhista de bronze nas duas últimas edições dos Jogos Paralímpicos, o time feminino também estará no Mundial, com a estreia marcada para sábado, 5, às 4h, contra a Alemanha. Ambas as seleções compõem o Grupo C acompanhadas por Itália e Finlândia.

Tanto na chave masculina quanto na feminina, as equipes campeãs garantem vaga para os Jogos de Paris 2024. Ao todo, 25 atletas representam o Brasil no torneio, que será encerrado no dia 11 de novembro. 

Veja as tabelas das chaves masculina e feminina (horário de Brasília):

Masculino
Sexta-feira, 4
Brasil  3 x 0  Polônia (parciais 25/16, 25/8 e 25/11)
Sábado, 5
11h45 – Brasil x Alemanha
Domingo, 6
7h45 – Brasil x Canadá

Feminino
Sábado, 5
5h – Brasil x Alemanha
Domingo, 6
5h15 – Brasil x Itália
Segunda-feira, 7
5h45 – Brasil x Finlândia 

Patrocínios 
O vôlei sentado é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery