Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção brasileira garante duas vagas nas finais individuais da Copa do Mundo de bocha na China

Andreza de Oliveira em disputa no terceiro dia da World Boccia Cup Beijing, 2025 | Foto: ANDE

A Seleção Brasileira de bocha segue na disputa por medalhas na etapa de Beijing, na China, da Copa do Mundo da modalidade. Após três dias de confrontos nas categorias individuais, o país garantiu presença em duas finais e em outras duas disputas pelo bronze.

No masculino, o cearense Maciel Sousa Santos, da classe BC2 (para atletas que não recebem assistência), avançou à decisão após vencer todos os jogos da fase de grupos e superar Minkyu Seo, da Coreia do Sul, por 10 a 2 na semifinal. Na final, enfrentará o chinês Zhiqiang Yan.

Na classe BC4 (para atletas com deficiências severas que não recebem assistência), o paranaense Eliseu dos Santos também está na final. Após somar três vitórias e uma derrota na fase de grupos, ele empatou por 4 a 4 com Artem Kolinko, da Ucrânia, e venceu no tie-break. O adversário na final será Yuansen Zheng, da China.

Entre as mulheres, a pernambucana Andreza de Oliveira, da classe BC1 (que tem a opção de auxílio de ajudantes), disputará o bronze. Ela foi superada na semifinal por Qi Zhang, da China, por 5 a 1, e enfrentará novamente Hiromi Endo, do Japão, adversária que venceu por 4 a 0 na fase de grupos.

Na mesma classe, porém no masculino, o paulista José Carlos de Oliveira também estará na disputa pelo terceiro lugar após ser superado por John Loung, de Hong Kong, por 5 a 2 na semifinal. Ele terá pela frente Takumi Nakamura, do Japão.

Outros atletas encerraram suas participações nas fases iniciais. A pernambucana Evani Calado BC3 (atletas com deficiências severas), foi superada por Ayane Ichinoe, do Japão, por 6 a 3 nos playoffs. A paraibana Laissa Guerreira BC4, e a paulista Natali de Faria BC2, terminaram em terceiro lugar em seus grupos e não avançaram. Já o potiguar José Antônio dos Santos BC4, com duas vitórias e uma derrota, finalizou a fase de grupos na quarta colocação.

Patrocínio
A Caixa e a Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais da bocha.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

Fornecedor