Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil chega a três semifinais e playoffs no segundo dia da Copa do Mundo de bocha na China

José Chagas (à frente) em disputa no segundo dia da World Boccia Cup Beijing, 2025 | Foto: ANDE

A Seleção Brasileira de bocha voltou às quadras na madrugada desta terça-feira, 10, para o segundo dia de disputas da etapa de Beijing, na China, da Copa do Mundo da modalidade. O país segue nas disputas individuais com três atletas classificados para as semifinais, um nos playoffs e outros aguardando o desfecho da fase de grupos para definição da tabela.

Na classe BC1 (que tem a opção de auxílio de ajudantes) masculina, o paulista José Carlos Chagas venceu Sungjoon, da Coreia do Sul, por 4 a 2, após derrota na rodada anterior para Kam Chau Chan, de Hong Kong. Com uma vitória e uma derrota, José Carlos avançou para a semifinal, quando enfrentará John Loung, também de Hong Kong nesta quarta-feira, 11.

O cearense Maciel Sousa Santos da classe BC2 (para atletas que não recebem assistência), garantiu vaga direta na semifinal após vencer Ludwig Brouillard, da França, por 9 a 0, e Danik Allard, do Canadá, por 15 a 0; encerrando a fase de grupos invicto. Seu adversário na semi sairá do confronto entre Minkyu Seo, da Coreia do Sul, e Hidetaka Sugimura, do Japão.

Ainda pela BC2, o potiguar Iuri Tauan foi superado por Minkyu Seo (Coreia do Sul), na terceira rodada por 6 a 5 e, com duas derrotas, não avançou às fases seguintes.

Entre os atletas da classe BC4 (atletas que não recebem assistência), o também potiguar José Antônio dos Santos venceu o Shun Esaki, do Japão, por 11 a 1 e soma duas vitórias e uma derrota. Já o paranaense Eliseu dos Santos superou Miroslav Matic, da Croácia, por 5 a 3, e Marco Dispaltro, do Canadá, por 7 a 1. Ambos aguardam a definição das semifinais.

No feminino, a pernambucana Andreza Vitória de Oliveira BC1, do Grupo B, venceu Hiromi Endo, do Japão, por 4 a 0, e avançou à semifinal. A adversária na próxima fase será Qi Zhang, da China, do Grupo A.

Pela classe BC3 (atletas com deficiências severas), a pernambucana Evani Calado venceu Sônia Heckel, da França, por 9 a 4, após derrota para Nurulasyiqah Taha, de Singapura. Com o resultado, a atleta disputará os playoffs contra Ayane Ichinoe, do Japão. A vencedora enfrentará Yuen Kei Ho, de Hong Kong, que venceu todas as partidas do Grupo A em sua classe.

A paraibana Laissa Guerreira BC4, foi superada por Yuen Cheung, de Hong Kong, por 5 a 3, e venceu Natalia Konenko, da Ucrânia, por 9 a 1 mantendo a atleta na disputa, aguardando a definição das semifinais, que segue indefinida.

Patrocínio
A Caixa e a Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais da bocha.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo