Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de bocha estreia com cinco vitórias no primeiro dia da Copa do Mundo na China

Seleção Brasileira (à direita) ao lado das demais delegações durante a cerimônia de abertura da World Boccia Cup Beijing 2025 | Foto: ANDE

A Seleção Brasileira de bocha iniciou nesta segunda-feira, 9, sua participação na World Boccia Cup Beijing 2025, na China. No primeiro dia de disputas individuais, o Brasil venceu cinco das dez partidas disputadas. A competição vale pontos para o ranking internacional da modalidade e reúne atletas de 16 países.

Na estreia, o veterano e paranaense Eliseu dos Santos, da classe BC4 (atletas que não recebem assistência), enfrentou Mahmoud Saad, do Egito, o cearense Maciel Sousa Santos, da classe BC2 (para atletas que não recebem assistência), campeão paralímpico de Londres 2012, competiu contra Ludwig Roulet, da França, e a pernambucana Andreza Vitória, da classe BC1, campeã Mundial da modalidade no Rio 2022, teve como adversária Tasneem, do Egito. Todos venceram seus respectivos confrontos.

O mineiro Mateus Carvalho, da classe BC3 (atletas com deficiências severas), venceu Abdulaziz Almgbal, da Arábia Saudita, e foi superado por Yongning Yi, da China, por 4 a 2. Já o potiguar José Antônio Santos, da classe BC4, medalhista de ouro no Challenger de Cali, na Colômbia, venceu Artem Kolinko, da Ucrânia, por 10 a 1, e foi superado por Yuansen Zheng, da China, por 8 a 0.

Também competiu na rodada inaugural o potiguar Iuri Tauan, da classe BC2, que enfrentou Zhijiang, da China. A partida terminou empatada em 4 a 4 no tempo regulamentar, e o brasileiro foi superado no tie-break; a paraibana Laissa Guerreira, da classe BC4, campeã do Mundial de Jovens de 2023 e bicampeã das Paralimpíadas Escolares, que jogou contra Cuifang, da China, e foi superada por 6 a 0; e Natali de Faria, da classe BC2, atual tetracampeã brasileira, que teve como adversária Fumiko, do Japão, e acabou sendo derrotada por 4 a 2. 


Patrocínio
A Caixa e a Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais da bocha.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

Fornecedor