O Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas pratas no Chilean Open Santiago, competição de tênis em cadeira de rodas disputada na capital chilena, entre os dias 13 e 16 de abril.
As vitórias vieram com o mineiro Daniel Rodrigues, ouro nas chaves de simples, e com a dupla João Lucas Takaki e Fábio Freitas, campeã na categoria Quad (para atletas que também possuem limitações nos membros superiores). Daniel ainda levou a prata nas duplas masculinas, enquanto João também foi o segundo colocado na disputa individual de sua categoria.
Daniel disputou a final individual contra o chileno Alexander Cataldo. Venceu, de virada, por 2 sets a 1 (parciais 2/6, 6/3 e 6/4). Nas duplas, obteve a prata ao lado do francês Yoann Quilliou. Na final, o brasileiro encontrou novamente o chileno Alexander Cataldo, que fez par com o seu compatriota Brayan Tapia. Os atletas do Chile levaram a melhor, com uma vitória por 2 sets a 0 (parciais 6/2 e 6/3).
Nas duplas Quad, João e Fábio conquistaram o torneio ao vencer os chilenos Pablo Araya e Francisco Cayulef, por 2 sets a 0 (7/5 e 6/2). Na decisão das simples, João enfrentou novamente o chileno Francisco Cayulef. Desta vez, foi derrotado ao sofrer um duplo 6/4.
A delegação brasileira no torneio contou com nove atletas. Agora, a Seleção vai para Buenos Aires, onde disputará o torneio Miguel Zuniga Open, de 19 a 22 de abril.
Os eventos fazem parte do Circuito UNIQLO Wheelchair Tennis Tour e recebem atletas de todo o mundo. São competições que valem pontos para o ranking mundial, que define convocações aos principais torneios da modalidade: Grand Slams, Parapan e Jogos Paralímpicos.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)