A Seleção Brasileira de taekwondo conquistou sete medalhas no Grand Prix da França, realizado nesta semana, em Paris. Foram dois ouros e cinco bronzes.
As brasileiras que conseguiram o primeiro lugar do pódio foram a gaúcha Maria Eduarda Stumpf, na categoria até 52kg, e a paraibana Silvana Cardoso, até 57kg, ambas pela classe K44 (atletas com amputação unilateral).
Já os atletas Nathan Torquato (até 63kg), Débora Menezes (acima de 65kg), Cristhiane Neves (até 52kg), Ana Carolina Moura (até 65kg) e Fabrício Marques (até 58kg), conquistaram o bronze para o Brasil.
Com as medalhas, o país conquistou a primeira colocação geral na categoria feminina.
Até dezembro, serão disputadas mais três etapas de Grand Prix, passando por México, China e Inglaterra. Todos os torneios distribuem pontos para o ranking e, por isso, são fundamentais para a obtenção da vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A estreia do taekwondo em Jogos Paralímpicos foi na edição de Tóquio 2020. Na ocasião, o Brasil foi campeão da modalidade, tendo levado três atletas e obtido medalhas com todos eles: Nathan Torquato (ouro na categoria até 61kg), Débora Menezes (prata na categoria acima de 58kg) e Silvana Fernandes (bronze na categoria até 58kg).
*Com informações da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD)
Time São Paulo
O atleta Nathan Torquato é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)