Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de halterofilismo estreia em última competição internacional antes dos Jogos de Paris

Lara Lima sorri durante competição no CT Paralímpico | Foto: Alexandre Schneider/ CPB

A Seleção Brasileira de halterofilismo paralímpico estreia nesta quinta-feira, 20, na etapa de Tbilisi da Copa do Mundo da modalidade. A equipe está representada por 13 atletas e a provas irão até o dia 26 de junho.

Este será o último torneio internacional dos halterofilistas brasileiros antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com início no dia 28 de agosto. Ele também oferece a última oportunidade para que os atletas assegurem sua participação no megaevento, por meio do ranking específico para a competição na capital francesa.

CONFIRA A LISTA DOS HALTEROFILISTAS CONVOCADOS

A estreia brasileira na Geórgia será com a mineira Lara Lima, da categoria até 41kg. Já na sexta-feira, 21, três brasileiros entrarão em ação: os potiguares João Maria França (até 59kg) e Maria Rizonaide (até 50kg), além do paulista Bruno Carra (até 54kg).

Campeã mundial e paralímpica, a paulista Mariana D’ Andrea vai competir na segunda-feira, 24, pela categoria até 73kg. Foi nessa faixa de peso que ela subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos de Tóquio. A programação de todos os brasileiros em Tbilisi está no fim do texto.

Jogos Paralímpicos de Paris
Atualmente, o Brasil conta com cinco atletas entre os oito primeiros colocados em suas categorias, sendo que cada país só pode levar um halterofilista dentro de cada faixa de peso.

Entre os brasileiros nas primeiras posições do ranking estão a campeã paralímpica Mariana D’Andrea, primeira colocada na categoria até 79kg e segunda na categoria até 73kg. Além dela, competem na Geórgia a mineira Lara Lima, quarta colocada na categoria até 41kg; a carioca Tayana Medeiros, quarta colocada na categoria até 86kg; e o paulista Bruno Carra, oitavo colocado na categoria até 54kg.

De acordo com os critérios de convocação do CPB, foram chamados para Tbilisi apenas atletas que disputaram outras competições obrigatórias para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, definidas Organização Mundial de Halterofilismo Paralímpico (WPPO, na sigla em inglês), a saber: Mundial de Dubai 2023 e de Tbilisi 2021, Open das Américas St. Louis 2022 ou Open da Europa 2022, bem como demais etapas da Copa do Mundo.

Além disso, os atletas convocados necessitavam atingir o Índice A definido pelo CPB em competições nacionais ou internacionais de 2023, incluindo etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, Circuito Loterias Caixa de halterofilismo, Jogos Parapan-Americanos de Santiago e Campeonato Mundial de Dubai.

Em março deste ano, no último torneio internacional da modalidade em que o Brasil participou, a Copa do Mundo de Dubai, o país subiu ao pódio oito vezes. Foram dois ouros, cinco pratas e um bronze. Ficou na terceira colocação do quadro geral de medalhas – atrás somente da China e do Irã.

A temporada do halterofilismo paralímpico ainda terá a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, nos dias 29 e 30 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, antes dos Jogos de Paris.

Confira as datas das disputas dos brasileiros na Geórgia

Quinta-feira, 20 de junho
Lara Lima – até 41kg

Sexta, 21 de junho
João Maria França – até 59kg
Bruno Carra – até 54kg
Maria Rizonaide – até 50kg

Sábado, 22 de junho
Ana Paula Marques – até 61kg

Domingo, 23 de junho
Ailton Souza – até 80kg
Ezequiel Côrrea – até 80kg
Evânio Silva – até 88kg
Maria de Fátima Castro – até 67kg

Segunda-feira, 24 de junho
Mariana D’Andrea – até 73kg
Caroline Alves – até 79kg

Terça-feira, 25 de junho
Tayana Medeiros – até 86kg
Mateus de Assis – até 107kg

Quarta-feira, 26 de junho
Time masculino
Time Feminino

Patrocínio

As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Mariana D’Andrea, Tayana Medeiros e Lara Lima são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Bruno Carra e Mariana D’Andrea são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery