A Seleção Brasileira de futebol de 7 se reapresentou nesta terça-feira, 24, para a quinta fase de treinamento do ano, em Águas de Lindóia (SP). Esta é a terceira passagem do Brasil pela cidade paulista em 2016 e a primeira atividade depois da conquista do vice-campeonato do Torneio pré-paralímpico de Salou, na Espanha.
De acordo com o técnico Paulo Cabral, o grupo atual provavelmente será o mesmo que disputará os Jogos Paralímpicos Rio 2016. “Para os jogos, esperamos contar com os jogadores que trouxemos para esta fase de treinamento. Se tudo correr conforme o planejado, são eles que vão jogar em setembro”, enfatizou Cabral.
A novidade ficou por conta do retorno do goleiro Marcão. O lendário camisa 1 brasileiro vem se recuperando de uma lesão no rosto — sofrida durante as atividades em Bagé (RS), no mês de março —, mas já apresenta condições para treinar normalmente. No entanto, ele ainda precisa usar uma proteção especial para a cabeça.
Se por um lado a volta de Marcão representa um enorme reforço ao elenco, por outro, o departamento médico anda movimentado. Felipe Rafael, Di Maria e Zeca estão entregues aos cuidados do fisioterapeuta Pablo Reis. Entretanto, já estão todos em fase final de recuperação. A lesão mais preocupante foi a de Zeca, que sofreu uma contratura muscular no lance em que marcou o segundo gol da vitória do Brasil por 4 a 0 sobre a Grã-Bretanha, ainda pelo Torneio pré-paralimpico. Contudo, todos já devem estar novamente à disposição ainda para a atual fase de treinos.
Em campo, o professor José Irineu Gorla comandou alguns trabalhos específicos de condução de bola em velocidade antes de entregar a equipe ao comandante Paulo Cabral que propôs uma atividade de finalizações com embates um contra um. A seleção segue em Águas de Lindóia até o próximo dia 2. Depois a equipe verde e amarela voltará a atenção para o próximo período de treinamento, em Belém (PA), a partir de 21 de junho.
Convênio – Ministério do Esporte
Esta é a segunda fase de treinamento da Seleção Brasileira de futebol de 7 custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Com informações da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)