O Brasil inicia nesta terça-feira, 3, a disputa do Campeonato Mundial de esgrima em cadeira de rodas em Terni, na Itália.
O país será representado por sete atletas: Carminha Oliveira, Jovane Guissone, Kevin Damasceno, Lenílson de Oliveira, Mônica Santos, Rayssa Veras e Vanderson Chaves.
Um dos destaques é o gaúcho Jovane Guissone, medalhista em dois Jogos Paralímpicos (ouro na espada em Londres 2012 e prata na espada em Tóquio 2020).
“O Mundial é uma das competições mais fortes que temos para pontuar no ranking dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Todas são importantes, mas o Mundial vale mais pontos. Treinei, fiquei muito focado para esse Mundial e com certeza quero brigar por medalhas”, afirmou Jovane, que acredita ter amadurecido bastante nestes últimos anos, o que seria importante na busca por mais conquistas.
“Com o passar do tempo, nós vamos melhorando cada dia mais. Hoje, eu me sinto um cara mais preparado. Vou levar essa experiência para o torneio. Conhecemos bem os adversários. Então, é entrar muito ligado, porque no Mundial já entramos com eliminação direta”, lembrou o atleta, citando o sistema de disputa, semelhante ao dos Jogos Paralímpicos.
Por fim, Jovane se mostrou otimista com a participação brasileira na Itália: “Tenho fé que tudo vai sair como planejamos. Vamos que vamos. Agora é Mundial e ano que vem é a vez dos Jogos Paralímpicos. Se Deus quiser, o Brasil vai estar muito bem representado”.
Confira a programação do Mundial de esgrima em cadeira de rodas:
TERÇA, 3 – Individual – Sabre Feminino e Florete Masculino
QUARTA, 4 – Equipes – Sabre Feminino e Florete Masculino
QUINTA, 5 – Individual – Espada Feminino e Sabre Masculino
SEXTA, 6 – Equipes – Espada Feminino e Sabre Masculino
SÁBADO, 7 – Individual – Florete Feminino e Espada Masculino
DOMINGO, 8 – Equipes – Florete Feminino e Espada Masculino
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)