A Seleção Brasileira de bocha encerrou nesta terça-feira, 15, sua participação no Santiago World Boccia Challenger, realizado na capital do Chile. Os brasileiros conquistaram sete medalhas ao todo na competição, sendo cinco de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Na classe BC1 (que tem a opção de auxílio de ajudantes), a pernambucana Andreza Vitoria e o paulista José Chagas conquistaram dois ouros nas disputas individuais. Na feminina, Andreza venceu as duas partidas em seu grupo, ambas foram contra a argentina Alien Flores, pelos placares de 6 a 1 e 9 a 1 para a brasileira. Já o medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, após se classificar invicto na fase de grupos, venceu o australiano Dylan Schwarz na semifinal por 9 a 2. Na final, o paulista ganhou do canadense Lancey Cryderman na final por 5 a 3.
Pela classe BC2 (para atletas que não podem receber assistência), o cearense Maciel Santos ficou com o ouro após vencer na semifinal o canadense Danik Allard por 7 a 1 e o argentino Jonathan Aquino na final da classe por 6 a 1.
Nas equipes BC1/BC2, os três medalhistas de ouro na competição ainda foram campeões pelas equipes depois de vencerem todas as partidas que disputaram no grupo. Eles enfrentaram os times da Argentina (9 a 3), Chile (13 a 1) e Canadá (6 a 4)
Já na classe BC3 (que usam instrumento auxiliar e podem ser ajudados por outra pessoa), o mineiro Mateus Carvalho conquistou a medalha de ouro após vencer nas semifinais o peruano Dean Acosta no tie-break e, na final, o brasileiro ganhou do canadense Alexandre Lemaire por 7 a 0. Além dele, no feminino a paulista Evelyn Oliveira ficou com a prata após perder para a argentina Stefania Ferrando por 5 a 2.
Nas duplas BC3, a pernambucana Evani Calado e Mateus Carvalho garantiram a última medalha na competição. O bronze veio com a vitória contra a dupla do Estado Unidos por 7 a 2.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)