Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de bocha conquista três ouros e quatro pratas em Mundial de Jovens 

Laissa Guerreira, campeã parapan-americana e mundial de jovens, sorri após vencer jogo de bocha | Foto: Alessandra Cabral/CPB
A Seleção Brasileira de bocha fechou as disputas individuais com três ouros e quatro pratas, nesta quarta-feira, 12,  no Mundial de Jovens, disputado em Póvoa de Varzim, Portugal. Em todas as classes, houve um brasileiro no pódio. 

Os atletas Beatriz Chagas (BC1, que tem opção de ajudantes), Laissa Guerreira e André Martins (ambos da classe BC4, sem assistência) subiram ao lugar mais alto do pódio. As pratas foram conquistadas por Iuri da Silva ( BC2, sem assistência), Igor Tavernard (BC1), Luiza da Silva (BC3, usam instrumento auxiliar e são ajudados por calheiros) e Lucas Fernandes (BC3). 

A catarinense Beatriz Chagas ficou com o ouro ao ganhar todas as partidas de seu grupo na competição. Foram 17 pontos feitos e nove sofridos em três jogos. A paraibana Laissa Guerreira, que acabara de ser campeã no Parapan de Jovens de Bogotá, na Colômbia, também conquistou o Mundial. Na disputa em Portugal, perdeu uma e venceu outra partida contra a britânica Sophie Newnham, 4 a 2 e 8 a 4, respectivamente, e faturou a medalha dourada. 

“A gente estava trabalhando todos os dias para chegar ao lugar mais alto do pódio. Agora, é continuar treinando para ser convocada para outras competições e sempre tentar alcançar os melhores resultados para o Brasil”, disse Laissa. 

O outro brasileiro campeão mundial foi o maranhense André Martins, que também foi ouro no Parapan de Jovens. Em Póvoa de Varzim, André venceu o português Tiago Silva, por 5 a 1, na decisão. 

As outras medalhas brasileiras foram prateadas. Na decisão masculina BC1, Igor Tavernard foi superado, por 6 a 0, pelo português Francisco Gouveia. Na final da BC2, outro duelo entre Brasil e Portugal, com mais uma vitória dos anfitriões: Iuri da Silva foi derrotado, por 5 a 3, por David Araújo. 

Lucas Fernandes (BC3) também chegou à decisão, ocasião em que perdeu para Aloysius Gan Kai Hong, de Singapura, por 11 a 0. Por fim, na chave feminina BC3, Luiza da Silva foi superada na final pela grega Dimitra Papadopoulou, por 6 a 1. Agora, os brasileiros vão disputar jogos de pares e equipes em Portugal. 

Confira todas as medalhas do Brasil nas disputas individuais: 
BC1
Beatriz Chagas – OURO
Igor Tavernard – PRATA

BC2
Iuri Silva – PRATA

BC3
Luiza da Silva – PRATA
Lucas Fernandes – PRATA

BC 4
André Martins – OURO
Laissa Guerreira – OURO

Confira a lista de convocados
Classe BC1 
Beatriz Chagas
Igor Tavernard

Classe BC2
Eduardo dos Santos
Isabella Campos Da Silveira
Iuri Tauan Saraiva da Silva

Classe BC3
Lucas Dutra Fernandes
Luiza Alves da Silva

Classe BC4
André Martins Costa
Laissa Polyanna Guerreira

Patrocínio
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery