Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de bocha conquista quatro ouros em etapa da Copa do Mundo em Portugal

Andreza Vitória comemora ponto no Parapan de Santiago | FOto: Washington Alves/CPB

A Seleção Brasileira de bocha paralímpica conquistou seis medalhas na etapa da Copa do Mundo de Póvoa do Varzim, em Portugal. A equipe encerrou a disputa da competição nesta segunda-feira, 15, com um total de quatro ouros, uma prata e um bronze obtidos a 44 dias dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A equipe foi representada por dez atletas na competição, última da modalidade antes do megaevento na capital francesa.

O primeiro pódio brasileiro em Portugal veio com a pernambucana Andreza Vitória, da classe BC1 (atletas que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar). Ela começou a competição perdendo a primeira partida, mas passou na fase de grupos. Venceu a tailandesa Satanan Phromsiri por 5 a 4, e a final contra Yushae Desilva-Andrade, de Bermuda, por 7 a 1.

Já o paulista José Carlos Chagas, o Zé, também da classe BC1, perdeu nos playoffs, antes de chegar à semifinal.

Outra medalha de ouro veio com dobradinha brasileira na classe BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar calha e ter auxílio de outra pessoa), com a paulista Evelyn de Oliveira com o ouro e a pernambucana Evani Calado com a prata.

No BC3 masculino, o mineiro Mateus Carvalho fez uma semifinal dura com o tcheco Adam Peska, mas acabou perdendo no tie-break. Na disputa pela medalha de bronze, vitória para o grego Grigorios Polychronidis e seu assistente A. Patroni, por 3 a 2.

Os dois brasileiros na classe BC2 (atletas que não contam com apoio), o cearense Maciel Santos e potiguar Iuri Tauan, se enfrentaram nas quartas de final, avançando o veterano Maciel após vitória no tie-break. Na semifinal, ele perdeu para o português David Araújo por 6 a 3, disputando a medalha de bronze com o argentino Luis Cristaldo. O placar foi de 3 a 2 para o brasileiro.

Já nos eventos coletivos, o par BC3, composto por Mateus Carvalho e seu assistente e pai Oscar Carvalho, e Evelyn de Oliveira com Roberto Ferreira, venceu todas as partidas até a final, na qual derrotou o par de Hong Kong por 5 a 0.

Trajeto vitorioso também da equipe BC1/BC2, com Andreza Vitória (BC1), Iuri Tauan (BC2) e Maciel Santos (BC2). O trio conquistou a medalha de ouro vencendo a equipe britânica por 12 a 3. André Martins e Laíssa Guerreira, que formaram o par BC4, não avançou da fase de grupos.

A Copa do Mundo reuniu mais de 90 atletas de 26 países em Póvoa do Varzim, Portugal.

A lista dos convocados para representar o Brasil na bocha foi divulgada em live promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na última quinta-feira, 11.

*Com informações da ANDE (Associação Nacional de Desporto para Deficientes).

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery