Os atletas da Seleção Brasileira de atletismo paralímpico conquistaram três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze nesta sexta-feira, 10, no segundo dia do Grand Prix de Marrakech, no Marrocos. Ao todo, o país já obteve dez medalhas em dois dias de competição.
A acreana Gerusa Geber, que já havia vencido os 100m nesta quinta-feira, 9, ganhou a medalha de ouro também nos 200m, com o tempo de 26s59. Já a amapaense Wanna de Oliveira, da classe F32 (paralisados cerebrais) do lançamento de peso, ficou em primeiro lugar no pódio com a marca de (6m83).
A atleta faz parte do projeto Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. Eles têm o objetivo de aproveitar os espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
O terceiro ouro foi obtido pelo paulista Paulo Henrique dos Reis, na categoria T13 (para atletas com baixa visão) do salto em distância, com marca de 6,56m.
Lorraine Aguiar e Sueli Pereira, que conquistaram medalhas de ouro e bronze, respectivamente, na véspera, chegaram ao pódio novamente. Lorraine ficou com a prata nos 200m para a classe T12 (deficiência visual), com tempo de 26s59. Sueli ficou com o bronze no arremesso de peso para a classe F46 (amputados ou com deficiência nos membros superiores ou inferiores) ao arremessar 9,44m.
O atleta paulista André Rocha também obteve uma medalha de bronze no arremesso de peso, na classe F52 (cadeirantes), com um lançamento de 8,36m.
A Seleção Brasileira de atletismo volta a competir neste sábado, 11, último dia da competição, com o mineiro Jean Carlos (F38) e a paulista Beth Gomes (F53) no arremesso de peso, a amapaense Wanna de Oliveira (F32) no lançamento de club, o paulista André Rocha (F32) no lançamento de disco, e Lorraine Aguiar (T12) na prova dos 400m.
Na quinta-feira, 9, o Brasil já havia conquistado três medalhas de ouro e um bronze. Além de Gerusa, Sueli e Lorraine, a paulistana Beth Gomes ficou em primeiro lugar no arremesso de disco, também pela classe F53.
Patrocínio
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Beth Gomes e Jerusa Geber são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
As atletas Beth Gomes e Jerusa Geber são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)