Seis lutadores foram aprovados no draft da Seleção Brasileira de taekwondo paralímpico, evento realizado de 22 a 24 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Os lutadores foram submetidos a testes físicos, técnicos e táticos durante o período no CT. Aqueles que atingiram pontuação de 210 pontos em uma escala de 0 a 300 nessas avaliações serão integrados à Seleção brasileira.
A equipe nacional já contava com 15 atletas para 2025, incluindo os participantes dos Jogos Paralímpicos de Paris, campeões mundiais, campeões parapan-americanos e aqueles que estão nas dez primeiras colocações no ranking Mundial em suas categorias.
O principal compromisso da Seleção Brasileira de taekwondo em 2025 será o Mundial da modalidade, marcado para o mês de novembro, em local a ser definido.
Entre os aprovados estão a maranhense Terezinha de Jesus, a Teka, medalhista de bronze na categoria até 47kg nos Jogos Parapan-americanos de Santiago, em 2023. Antes, a atleta, que foi submetida a uma amputação no braço esquerdo, competia em provas de velocidade do atletismo e foi medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 nos 100m da classe T47.
A Seleção Brasileira de taekwondo conquistou duas medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O país foi ouro com a mineira Ana Carolina Moura, na categoria até 65kg, e bronze com Silvana Cardoso Fernandes, na categoria até 57kg.
Confira os atletas selecionados no Draft:
Categoria até 47 kg
Terezinha de Jesus Correia dos Santos
Categoria até 52 kg
Vitória Gualberto do Espírito Santo
Categoria até 63 kg
Eduardo Rodrigues Porto
João Gabriel Ribeiro Cardoso
Categoria até 70 kg
Bruno Rodrigues da Mota
Categoria acima de 80 kg
Ricardo Wagner Messias
Patrocínio
O Draft do taekwondo conta com o apoio do Ministério do Esporte, mediante parceria por Termo de Fomento entre CPB e SNPAR – Secretaria Nacional do Paradesporto.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)