O nadador paulista Gabriel Bandeira, do Praia Clube, nadou os 100m borboleta para a classe S14 (deficiência intelectual) em 54s82 neste sábado, 7, segundo dia do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Esta foi a melhor marca do ano do atleta na prova em que foi medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris.
A competição nacional, última da modalidade com organização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2024, conta com 289 esportistas até o domingo, 8. Ela acontece simultaneamente aos Campeonatos Brasileiros Loterias Caixa de atletismo e de halterofilismo, no CT Paralímpico, e ao Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de tiro esportivo, no Clube Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro.
Gabriel, que também obteve uma medalha de prata nos 100m costas e um segundo bronze no revezamento 4x100m livre nos Jogos de Paris, comemorou sua marca no CT e disse que ela é resultado de mudanças realizadas após o megaevento.
“Gostei muito do meu resultado hoje. Em Paris, não encaixei muito a prova e, por isso, fiz mudanças junto com minha comissão técnica assim que voltamos e agora saiu como eu queria. Mudei minha alimentação para nadar mais leve. Também senti que fazia muito treino de potência e seria importante um volume maior de nado na minha preparação, para eu me sentir mais confiante para passar forte e confortável. Isso fez diferença agora”, explicou o atleta que, em Paris, nadou os mesmos 100m borboleta em 55s08.
A medalha de prata na prova vencida por Gabriel ficou com outro atleta que esteve em Paris, o mineiro Arthur Xavier, da Sadevi-MG, que registrou o tempo de 58s22. Antes, o melhor resultado do atleta na prova neste ano eram 59s29, marcados em maio, no CT Paralímpico.
“Esta não é uma prova que eu nado com frequência, mas estou evoluindo bastante nela. Em breve, vai ser uma das minhas principais”, afirmou Arthur, também medalhista de bronze no revezamento 4x100m livre para a classe S14 em Paris.
O Brasileiro Loterias Caixa ainda teve um recorde brasileiro quebrado pela nadadora Alessandra Oliveira, 16, da APNH/SPFC. A atleta completou os 100m costas para a classe S5 (comprometimento físico-motor) em 52s88. O melhor tempo nacional era de 53s97, marcados por Tisbe Andrade Silva em junho de 2023, também no CT Paralímpico.
“Foi um resultado muito gratificante. Não era uma prova na qual eu já buscava quebrar o recorde brasileiro, ela não era uma das minhas principais, mas a partir de agora vai ser. Fechar o ano com este recorde foi algo muito grande para mim. Espero manter a performance amanhã na minha prova principal, os 100m peito”, disse a atleta, que é cria da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva gratuita do Comitê Paralímpico Brasileiro e medalhista de ouro nos 100m peito dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, disputados em 2023.
As quatro edições do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa em disputa neste final de semana reúnem, no total, 1.197 esportistas. Juntos, os eventos recebem nove campeões paralímpicos responsáveis por 14 dos 25 ouros conquistados pelo Brasil na França e 46 esportistas que obtiveram pódios na capital francesa.
O Brasileiro de natação continua na tarde deste sábado e se encerra neste domingo, 8. Além das competições, o CPB realizou a 2ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024 neste sábado. Mais de 18 mil crianças e jovens experimentaram modalidades adaptadas de maneira lúdica em 110 cidades do país.
Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destaca os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa
Datas: até 8 de dezembro, a partir das 8h
Atletismo, halterofilismo e natação
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000.
Tiro esportivo
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo de Deodoro
Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Zona Oeste, Rio de Janeiro.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Gabriel Bandeira é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
A atleta Alessandra Oliveira é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)