O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e o Comitê Paralímpico das Américas (APC, na sigla em inglês) anunciaram no sábado, 4, que a capital do Chile, Santiago, irá sediar a sétima edição dos Jogos Parapan-Americanos, em 2023. Será a primeira vez que o país sul-americano vai receber o evento.
O acordo de que Santiago será a sede dos Jogos foi assinado pelo presidente do IPC, Andrew Parsons, pelo chefe-executivo da entidade, Xavier Gonzalez, pelo presidente do Comitê Paralímpico do Chile, Ricardo Elizalde, pelo ministro dos Esportes chileno, Pablo Squella, e pelo responsável pelo governo da região metropolitana de Santiago, Claudio Orrego.
O Ministério do Esporte chileno, o Comitê Paralímpico do Chile e o governo da região metropolitana de Santiago formarão o Comitê Organizador Local dos Jogos Parapan-Americanos de 2023.
“É um dia importante para o movimento paralímpico nas Américas.Santiago é uma cidade bonita e moderna, que, há três anos, sediou os primeiros Jogos Para Sul-Americanos da história e, sem dúvidas, irá entregar outro grande evento em 2023”, disse Andrew.
“Gostaria de parabenizar o Comitê Paralímpico do Chile, o Ministério do Esporte chileno e o governo da região metropolitana de Santiago, e agradecer a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) pela parceria. O acordo entre o Comitê Paralímpico das Américas e a Organização Desportiva Pan-Americana, selado em 2015, é um marco histórico para o desenvolvimento do esporte paralímpico em todo o continente, e ele não teria sido possível sem o extraordinário trabalho feito por Luis Campos [ex-presidente do CPA, que faleceu em outubro deste ano]. Aproveito a oportunidade para relembrar o legado dele”, completou Parsons.
Esta é a primeira vez que a cidade-sede do Parapan é selecionada conforme os termos do acordo entre o APC e a ODEPA, o qual afirma que ambas as entidades irão trabalhar em conjunto durante o processo de candidatura para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos.
Ele emprega o princípio de “uma cidade-sede para ambos os Jogos”, de acordo com as linhas da resolução “One Bid, One City”, assinada entre o COI e o IPC em 2000 para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
“Para o Chile, estes Jogos serão cruciais para chamar atenção para o esporte paralímpico em nosso país. Pela primeira vez na história, os contratos de sede para o Pan-Americano e o Parapan-Americano foram assinados juntos, e nós estamos muito orgulhosos disso. O Comitê Paralímpico do Chile tem feito parte do conselho do Comitê Organizador desde o começo do processo de candidatura”, disse Ricardo Elizalde.
O primeiro Parapan-Americano aconteceu na Cidade do México, em 1999. Lima sediará a próxima edição do evento, em 2019, a qual será também a maior de todas, com um recorde de 1.850 atletas esperados para competir entre 17 modalidades, duas a mais do que em Toronto, em 2015.
Com informações do Comitê Paralímpico Internacional
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)