A equipe carioca Santer Vikings conquistou o tricampeonato brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas nesta sexta-feira, 27, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O título veio em uma vitória por 61 a 42 sobre os Gladiadores, do Paraná, em partida transmitida pelo canal SporTV3. Com o resultado, a equipe completou uma campanha invicta, com seis vitórias em seis jogos.
Este foi o terceiro título nacional do Santer Vikings. O time também venceu a disputa em 2023 e 2021. Em 2022, ainda obteve o vice-campeonato, em edição vencida pelo Minas.
“É muito bom jogar com essa equipe, que é uma família. É uma intensidade muito alta. a gente se cobra muito dentro e fora de quadra. Isso faz o time funcionar, estar sempre em alto rendimento. Acredito que o campeonato vem se fortalecendo, com atletas da Seleção Brasileira e de outros países sul-americanos, e já é um dos mais fortes do mundo”, afirmou Gabriel Feitosa, jogador do Santer e da Seleção Brasileira..
O Técnico do Santer, Albert Maia Noronha, elogiou a qualidade do grupo sob seu comando e destacou o interesse de disputar competições internacionais. “Eu tenho um grupo muito unido. Isso ajuda muito. Mesmo que haja alguma divergência, a gente consegue se equilibrar, porque tenho atletas muito experientes, acostumados a jogar sob pressão. É difícil manter a qualidade depois de outros títulos. Mas busquei colocar na cabeça dos atletas que é preciso evoluir sempre. Nosso objetivo é disputar torneios internacionais junto à nacional para seguirmos nos desenvolvendo ainda mais”, afirmou o treinador, que comandou uma equipe no Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 2024.
“Fizemos um campeonato maravilhoso, uma competição incrível para a gente. Queríamos ficar entre os três primeiros, então o sentimento é de missão cumprida. Temos que cumprimentar a equipe da Santer, que jogou muito bem e é muito forte. Estamos em um começo de grupo, muita gente ganhando experiência, mas vamos chegar lá”, afirmou Rafael Hoffmann, da equipe dos Gladiadores.
Mais cedo, a Adeacamp conquistou a medalha de bronze ao derrotar a equipe dos Gigantes, vice-campeã de 2023, com placar de 47 a 34.
A competição começou na terça-feira, 24, no CT. Ela contou com seis equipes na Primeira Divisão.
Todos os times se enfrentaram na primeira fase e os dois que obtiveram a melhor classificação chegaram à final.
Em paralelo, também foi disputado o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, com o mesmo número de equipes.
Todos os times se enfrentaram na primeira fase e os dois que obtiveram a melhor classificação chegaram à final.
Confira os resultados do Santer Vikings
Fase de grupos
Santers 56 X 40 BSB
Santers 47 X 30 Ronins
Santers 51 X 31 Gladiadores
Santers 58 X 48 Gigantes
Santers 53 X 28 Adeacamp
Final
Santers 61 X 42 Gladiadores
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do rúgbi em cadeira de rodas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)