Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Santer vence Gigantes, retoma caminho do título e é bicampeão brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas

Jogadores do Santer celebram título no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Santer/RJ é o campeão brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas de 2023. Na final disputada na noite desta quarta-feira, 23, e transmitida ao vivo pelo SporTV3, a equipe carioca superou o Gigantes/SP, de Campinas, por 60 a 39, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Além do título, o time do Rio de Janeiro garantiu uma vaga para a Copa dos Campeões, que será disputada em Brasília, no próximo mês de dezembro.

Esta foi a segunda vez que o Santer se sagrou campeão brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas. Vencedora em 2021, a equipe carioca ficou próxima do troféu em 2022, mas, em uma final emocionante, também realizada na capital paulista, perdeu o título para o Minas por um ponto (54 a 53).

Para a edição deste ano, o Santer manteve o destaque da equipe vice-campeã, Gabriel Feitosa, e ainda se reforçou ao contratar Julio Braz, melhor jogador do Brasileiro 2022 e campeão com Minas. A dupla fez a diferença na decisão e permitiu ao time carioca uma vitória que em nenhum momento foi ameaçada. No primeiro quarto, a partida até começou equilibrada, mas, rapidamente, o Santer começou a abrir vantagem, administrada até o final.

“Fui muito feliz no Minas, conquistei títulos, mas resolvi voltar para o Santer por causa da minha família, esposa e filha. As pessoas me receberam muito bem e treinamos forte para chagarmos ao título. Foi uma competição difícil, com times de alto nível e atletas de Seleção, mas, no fim, fomos campeões”, pontuou Julio.

O campeonato deste ano contou com seis equipes, que foram divididas em dois grupos (A e B), com três integrantes cada, e também celebrou os 15 anos de fundação da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).

Além disso, mais seis times disputaram a 2ª Divisão. O BSB ergueu a taça da competição de acesso e subiu à elite nacional. O Minas, campeão cinco vezes da 1ª Divisão, foi rebaixado neste ano e jogará na 2ª em 2024. Confira a tabela aqui.

“Este foi o torneio de clubes mais importante do nosso calendário. Foram mais de 230 pessoas envolvidas. A ABRC está completando 15 anos, então, foi simbolicamente muito importante”, afirmou José Higino Oliveira Souza, presidente da ABRC.

Além do recorde de equipes participantes, a edição de 2023 trouxe uma novidade. Pela primeira vez, a competição teve um time formado exclusivamente por mulheres: CETEFE Lobos Feminino (DF), que disputou a 2ª Divisão e ficou na sexta colocação.

Confira os placares dos jogos desta quarta-feira, 23:
SEMIFINAL – Gigantes/SP 54 X 36 Gladiadores/PR
SEMIFINAL – Santer/RJ 54 X 29 Ronins/SP
DISPUTA 5° LUGAR – Adeacamp/SP 36 X 29 Minas/MG
DISPUTA 3° LUGAR – Gladiadores/PR 49 x 55 Ronins/SP
DISPUTA 1° LUGAR – Santer/RJ 60 x 39 Gigantes/SP

Confira a classificação final da 1ª Divisão:
1º – Santer/RJ
2º Gigantes/SP
3º Ronins/SP
4º Gladiadores/PR
5º Adeacamp/SP
6º Minas/MG

Confira a classificação final da 2ª Divisão:
1º BSB
2º Titans
3º MSB
4º Irefes
5º Cetefe
6º Cetefe feminino

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do rúgbi em cadeira de rodas

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery