Nota atualizada às 16h40 do dia 16/08/2024
Os Jogos Paralímpicos de Paris terão sua cerimônia de abertura no próximo dia 28 e receberão 280 atletas brasileiros de 20 modalidades em 13 arenas da capital francesa, sendo estádios consagrados e mundialmente conhecidos ou em sedes temporárias ao lado de pontos turísticos e marcos históricos da capital francesa.
As partidas de futebol de cegos, por exemplo, serão rodeadas pela Torre Eiffel, o Rio Sena e a fachada da Escola Militar. As disputas dessa modalidade acontecerão em uma arena temporária ao ar livre construída no Campo de Marte, um dos principais espaços para eventos públicos na capital francesa.
No mesmo Campo de Marte, uma arena temporária de 10.000 m2 inaugurado em 2021 irá sediar as lutas de judô. A instalação foi feita antes do megaevento para substituir o Grand Palais, que tem a conclusão total das obras prevista para 2025 e sediará os combates de esgrima em cadeira de rodas.
O Stade de France, maior estádio esportivo do país, construído para sediar a Copa do Mundo de futebol de 1998, será palco das provas de atletismo. O local também já foi sede de eventos como o Mundial de Atletismo de 2003, das Copas do Mundo de Rugby de 2007 e 2023, além da Eurocopa de futebol em 2016.
A arena de Roland Garros, palco icônico de um dos quatro Grand Slams do circuito internacional de tênis, será mais um espaço que estará presente nos Jogos Paralímpicos, recebendo as partidas de tênis em cadeira de rodas e taekwondo paralímpico.
Outra atração mundialmente conhecida da capital francesa, o Palácio de Versalhes, receberá instalações temporárias para receber as provas do hipismo paralímpico. Uma arena temporária ao ar livre, cercada por várias arquibancadas, será montada na esplanada Etoile Royale, a oeste do Grande Canal e no coração dos jardins do Palácio.
A abertura do megaevento também passará por alguns dos principais marcos da capital francesa. Pela primeira vez na história, a solenidade ocorrerá fora de um estádio. Os competidores começarão seu desfile na parte inferior da Champs-Elysées, passarão pelo Arco do Triunfo, chegando até a Place de la Concorde, a maior praça de Paris, que oferece uma vista da cidade, do Louvre e do Jardin des Tuileries.
O Brasil terá 255 esportistas com deficiência na competição na capital francesa. Ao todo, também foram convocados 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 280 competidores na capital francesa.
Confira as arenas que receberão competidores brasileiros em Paris:
Arena do Campo de Marte
Judô
Clichy-sous-Bois
Ciclismo de Estrada Paralímpico
Arena Paris Norte
Vôlei Sentado
Arena Paris La Défense
Natação
Arena Paris Sul
Bocha
Goalball
Tênis de Mesa
Arena Porte de la Chapelle
Badminton
Halterofilismo
Centro de Tiro Esportivo Chateauroux
Tiro Esportivo
Estádio Náutico Vaires-sur-Marne
Canoagem
Remo
Stade de France
Atletismo
Estádio da Torre Eiffel
Futebol de Cegos
Grand Palais
Esgrima em Cadeira de Rodas
Taekwondo
Invalides
Tiro com Arco
La Courneuve
Atletismo (início da Maratona)
Palácio de Versalhes
Hipismo
Ponte Alexandre III
Triatlo
Estádio Roland Garros
Tênis em Cadeira de Rodas
Velódromo de Saint-Quentin-
en-Yvelines
Ciclismo de Pista Paralímpico
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo. As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo, natação, tiro esportivo, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, tênis de mesa, vôlei sentado e badminton.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)