O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza dois eventos no Rio de Janeiro neste fim de semana, 22 e 23, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa e o Campeonato Brasileiro de tiro esportivo. Ao todo, estão inscritos 246 atletas em quatro modalidades: atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega à 12ª capital brasileira e contará com 203 atletas em disputas de atletismo, halterofilismo e natação. As provas acontecerão no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). O atletismo terá 128 competidores, a natação, 62, e o halterofilismo, 13.
Dentre os inscritos estão alguns medalhistas mundiais, paralímpicos e parapan-americanos como os nadadores Lídia Cruz (S4), Suzana Scharndorf (S4), Daniel Mendes (S6), Douglas Matera (S12), Thomaz Matera (S12), Camille Rodrigues (S9) e Maria Dayanne Silva (S6), os velocistas Daniel Tavares (T20), Fábio Bordignon (T35), e os arremessadores Wallace Santos (F55) e Tuany Barbosa (F57).
“O Meeting do Rio deste ano me traz emoções completamente diferente das outras competições. Os objetivos e metas são diferentes também. Depois de um ano com competições internacionais, ter uma competição no meu estado é uma emoção muito grande por saber que amigos e familiares vão poder me ver nadar pessoalmente pela primeira vez”, contou Lídia Cruz, medalhista de prata nos 100m e 200m livre no Mundial de natação na Ilha da Madeira 2022.
No Meeting Paralímpico, Lídia nadará cinco provas: 50m, 100m e 200m livre, 50m costas e 150m medley. Além do apoio da família e amigos, a nadadora do Vasco da Gama aponta outro ganho com o evento na capital fluminense. “Muitas pessoas não conhecem o esporte paralímpico e o Meeting dará a oportunidade de a população conhecer três modalidades de uma só vez”, completou.
Em 2022, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). Depois do Rio de Janeiro, o evento vai desembarcar no Sul do país, com a primeira parada em Curitiba (PR), no próximo dia 1º de novembro, também com provas nas três modalidades.
O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.
Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.
Campeonato Brasileiro de tiro esportivo
O Campeonato Brasileiro de tiro esportivo reunirá 46 atiradores de clubes de oito unidades da federação. Serão dois dias de disputa, sábado e domingo, 22 e 23, no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro. Estão previstas provas de carabina de ar, pistola e tiro ao prato (trap), que estreou no cronograma de provas da modalidade este ano.
Dentre os inscritos estão alguns dos medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 como Alexandre Galgani, Bruno Kiev, Carlos Garletti e Geraldo Rosenthal.
O calendário nacional da modalidade deste ano contou com a estreia do Meeting Paralímpico Loterias Caixa. Duas etapas foram realizadas, também no Rio de Janeiro, na Escola Naval, em março e agosto. Internacionalmente, o calendário ainda reserva para este ano o Campeonato Mundial, em novembro, nos Emirados Árabes.
“Nós inovamos no calendário este ano com o objetivo de estimar mais a participação de novos atletas. Os Meetings foram um sucesso e vamos mantê-los no calendário no ano que vem. Para o Campeonato Brasileiro, a expectativa é que os atletas alcancem bons resultados, já com foco no Mundial da modalidade, e também uma boa participação dos novos atletas”, comentou James Walter, coordenador do tiro esportivo no CPB.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de atletismo, halterofilismo e natação e /ou o Campeonato Brasileiro de tiro esportivo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa no Rio de Janeiro
Data: 22 de outubro (sábado)
Modalidades: atletismo, halterofilismo e natação
Local: Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN)
Endereço: Av. Brasil, 10590 – Penha, Rio de Janeiro
Campeonato Brasileiro de tiro esportivo
Data: 22 e 23 de outubro (sábado e domingo)
Horário: 9h às 17h
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo
Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Rio de Janeiro
Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Daniel Mendes, Douglas Matera, Lídia Cruz e Wallace Santos são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)