Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa marca retorno de gaúcha a clube de origem

Susana Schnarndorf, 51, é a principal atração da etapa regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa Loterias de Atletismo e Natação. A nadadora gaúcha retornará à piscina do Grêmio Náutico União, clube em que começou sua carreira na década de 1980. O atletismo, por sua vez, será disputado na pista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao todo, 388 atletas estão inscritos, sendo 262 do atletismo e 126 da natação, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O evento tem início às 8h deste neste sábado e segue até domingo, 11. 

Susana começou a trilhar seu caminho no Grêmio Náutico União ainda na natação convencional. Ela deixou o esporte convencional em meados dos anos 90, após ser diagnosticada com uma doença degenerativa conhecida como Múltipla Falência dos Sistemas (MSA). Antes, como triatleta, representou o Brasil no Pan-Americano de Mar del Plata, Argentina, em 1995, e disputou 12 edições do Ironman, uma das mais famosas competições de resistência do planeta. 

No ano passado, já como nadadora paralímpica, voltou a representar seu primeiro clube. Esta será a primeira ocasião em que poderá competir na piscina da capital gaúcha desde que aderiu ao esporte adaptado. Oportunidade que lhe traz uma ansiedade ainda maior para a competição do fim de semana. 

“Estou animada por nadar lá e vai ser muito bom ter minha família e amigos por perto. É muito bom competir em casa e o União era a minha segunda casa quando eu comecei”, comentou a medalhista de prata no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
 
Atualmente, Susana treina no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Neste fim de semana, está inscrita para nadar os 50m, 100m e 200m livre (S5), além dos 100m peito (SB5) e os 200m medley (SM5). A intenção é conseguir bons tempos, a fim de classificar-se para as fases nacionais do Circuito Loterias Caixa, que serão disputadas no segundo semestre, em São Paulo. 
 
Porto Alegre será a segunda parada do Circuito Loterias Caixa. Ainda no mês de março, será realizada a fase regional Norte-Nordeste, do dia 22 a 25, em Aracajú (SE). Goiânia (GO) receberá o último estágio, Centro-Leste, de 12 a 15 de abril. Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) garantirão participação nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, em junho e agosto. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em outubro, reunindo os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
 
O Circuito Loterias Caixa também contempla as disputas do halterofilismo, que nesta temporada, terá três de suas quatro etapas realizadas no mesmo fim de semana das Copas Brasil e Campeonato Brasileiro de esgrima em cadeira de rodas. O calendário reserva para a segunda quinzena de março, em Aracaju, Sergipe, a abertura do ano no halterofilismo. Já a esgrima começa em abril, em Goiânia. A mudança no formato do Circuito Loterias Caixa 2018 foi realizada para que atletas das três modalidades possam se hospedar no residencial do Centro de Treinamento Paralímpico durante o período de competição, promovendo uma economia nos custos das equipes.
 
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação. 
 
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 
 
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Serviço
Data: 10 e 11 de março
Cidade: Porto Alegre (RS)
Atletismo: ESEFID – UFRGS. Rua Felizardo, 750 – Jardim Botânico Porto Alegre -RS 
Natação: Grêmio Náutico União – Sede Moinhos de Vento. Rua Quintino Bocaiúva, 500 – Moinhos de Vento Porto Alegre – RS
 
Programação* 
Circuito Loterias Caixa de Natação e Atletismo – Etapa Regional Rio-Sul

Sábado (10/3) – 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (11/3) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery