Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Programação Paralímpica: maior premiação do paradesporto brasileiro acontece nesta semana

Público acompanha Prêmio Paralímpicos 2021 | Foto: Ale Cabral/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará a 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, apresentado por Loterias Caixa, nos próximos dias 8 e 9 de fevereiro, a partir das 19h, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. O evento vai homenagear atletas, personalidades e entidades que se destacaram no Movimento Paralímpico em 2022.

No primeiro dia, quarta-feira, 8, com transmissão do Instagram YouTube do CPB, 24 atletas de modalidades distintas serão premiados por seus desempenhos na última temporada, ano em que o Brasil conquistou 95 medalhas – 26 de ouro, 20 de prata e 49 de bronze – em Mundiais. As modalidades são: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.

Já na quinta-feira, 9, serão entregues mais 11 troféus nas categorias Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Atleta da Galera, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino. A cerimônia será transmitida pelo SporTV 3, com a apresentação dos jornalistas Everaldo Marques e Karine Alves.

Apenas o prêmio de “Atleta da Galera” será definido por votação popular, aberta até a noite do dia 9 de fevereiro neste linkSaiba mais sobre cada uma das categorias do Prêmio Paralímpicos.

Campeonato Brasileiro de Natação sub-20 
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe a 1ª edição do Campeonato Brasileiro de natação sub-20 no próximo final de semana, 11 e 12 de fevereiro. O  evento abrirá o calendário de competições do local neste ano. 

Ao todo, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) recebeu 162 inscrições, Entre os destaques está Samuel de Oliveira, o Samuka, 17, campeão mundial na Ilha da Madeira, Portugal, no último mês de junho. 

Os inscritos têm entre 12 e 20 anos de idade e estão regularmente cadastrados no CPB, com classificação esportiva (nível nacional ou internacional). Além disso, participaram de algum evento nacional/regional homologado pelo Comitê em 2022.

O Brasileiro de natação sub-20 tem o objetivo de potencializar os jovens atletas da modalidade, sobretudo, oportunizar uma competição mais seleta e exclusiva para este grupo de competidores.

Desta forma, o Departamento de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do CPB  fortalecerá um dos objetivos estratégicos do Comitê, que é o de aumentar o número de jovens atuantes no paradesporto nacional. Para mais informações, clique aqui.

Camping Escolar Paralímpico
Jovens atletas do esporte paralímpico se reúnem nesta segunda-feira, 6, para primeira fase do Camping Escolar, que acontece até o próximo sábado, 11, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O Camping Escolar é idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.

Os atletas serão submetidos a treinos, testes e avaliações com a equipe de Ciência do Esporte do CPB.
Além disso, os participantes também assistirão a palestras realizadas pelo departamento de saúde do Comitê e pela atleta Adria Jesus. A levantadora da Seleção Brasileira de vôlei sentado foi medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio e conquistou o ouro no Mundial da Bósnia em 2022.

Patrocínios
O Prêmio Paralímpicos é apresentado pelas Loterias Caixa.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
O atleta Samuel de Oliveira é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery