Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Programação Paralímpica: CPB realiza Brasileiro de atletismo sub-17 e sub-20 nesta semana 

Atletas disputam prova de velocidade na pista do CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Alessandra Cabral/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará o 2º Campeonato Brasileiro de atletismo sub-17 e sub-20, entre os próximos dias 20 e 22 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com o objetivo de identificar promessas da modalidade para futuros eventos nacionais e internacionais. 

Em sua primeira edição, no ano passado, também na capital paulista, a competição teve o registro do que seria a quarta melhor marca feminina do ano, até então, considerando atletas adultas, nos 400m da classe T20 (deficiência intelectual). A responsável pelo feito foi a pernambucana Alanny da Silva, que percorreu a distância em 1min00s9.

O tempo registrado por Alanny foi apenas três segundos acima do recorde brasileiro, que pertence à potiguar Jardênia Félix. Em abril de 2022, a medalhista de bronze nesta mesma prova nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 correu para 57s42 na 1ª etapa do Desafio CPB/CBAt do ano passado. Na capital japonesa, a potiguar cumpriu o trajeto em 57s43. 

World Series de natação paralímpica dos Estados Unidos
Sete nadadores brasileiros foram convocados para competir na etapa do World Series de natação paralímpica dos Estados Unidos, que acontecerá na cidade de Mineápolis, de 20 a 22 de abril.

Entre os atletas presentes na convocação estão os campeões paralímpicos Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão) e Wendell Belarmino, da classe S11 (atletas cegos).

Na etapa do World Series de Sheffield, na Inglaterra, disputada em março, a pernambucana Carol Santiago quebrou dois recordes mundiais, nos 50m peito e 50m borboleta. As marcas vieram poucas semanas após ela estabelecer o melhor tempo da história nos 50m livre na etapa de Lignano, Itália.

CONFIRA A CONVOCAÇÃO COMPLETA AQUI

Desafio CPB/CBAt de atletismo
O CPB e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) organizarão a 2ª edição do Desafio CPB/CBAt de 2023. A competição, desta vez, reunirá apenas atletas paralímpicos na pista e no campo do CT Paralímpico, no próximo domingo, 23. 

A primeira etapa foi realizada no último sábado, 15, com destaque para o atleta fluminense Bruno Araújo, que correu os 100m da classe T47 (deficiência nos membros superiores) em 11s05, melhor marca de sua carreira e a sexta do mundo no ano. 

O evento também contou com a participação de medalhistas paralímpicas, como a baiana Raíssa Machado, prata no lançamento de dardo da classe F56 (que competem em cadeiras) nos Jogos de Tóquio 2020, e Jardênia Félix, bronze nos 400m da classe T20 (deficiência intelectual) na capital japonesa. Nesta manhã, Raíssa lançou o dardo para 22,65m, enquanto Jardênia disputou sua outra prova, o salto em distância, com a marca de 5,50m.

Treinos da Seleção Brasileira de judô 
A Seleção Brasileira de judô paralímpico está em seu segundo Campo de Treinamento do ano, que acontece até 23 de abril, no CT Paralímpico. . Ao todo, dezoito atletas estão reunidos para mais uma semana de preparação.

Após as campanhas nas duas primeiras etapas do Grand Prix – Almada, em Portugal, e Alexandria, no Egito –, a Seleção só terá compromisso oficial no segundo semestre: Jogos Mundiais da Federação Internaiconal de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, e as etapas do Grand Prix no Azerbaijão, em setembro, e Japão, em dezembro. 

Patrocínios 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
O judô é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
 
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
A atleta Raíssa Machado é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
A atleta Raíssa Machado é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery