O Conselho de Atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com o Programa Atleta Cidadão, organizou o Primeiro Fórum de Atletas Paralímpicos do Brasil, no último sábado, 9.
O evento foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e reuniu 50 atletas. Participaram, também, membros de conselhos do CPB ou de suas confederações.
Tricampeão mundial, campeão paralímpico de goalball e presidente de Conselho de Atletas, Leomon Moreno afirmou que o Fórum reforçou a importância para os esportistas sobre a representatividade em órgãos executivos. “Contamos com a presença do Diogo Silva [ex-lutador de taekwondo], que hoje está no Ministério do Esporte. É um grande líder e um exemplo que temos. Falamos ainda sobre assuntos que impactam diretamente no Movimento Paralímpico, como doping, Bolsa Atleta, Time São Paulo, Time Caixa, Time Rio [os três últimos são programas de apoio financeiro a atletas]”, disse o jogador, que perdeu a visão quando ainda era um bebê, por conta de uma retinose pigmentar.
Foram fornecidas hospedagem e alimentação aos participantes inscritos via formulário. Ficou a cargo deles o transporte até o CT. O Fórum contou com painéis e palestras com atletas nacionais e internacionais para tratar de suas experiências em conselhos de confederações esportivas. Também houve conteúdo relacionado à defesa de direitos das pessoas com deficiência.
“Como presidente do Conselho dos Atletas, queria dizer que fiquei muito satisfeito com o resultado do Fórum. É um projeto no qual estávamos trabalhando há muito tempo. Gostaria de agradecer ao Mizael Conrado [presidente do CPB] e às pessoas do Atleta Cidadão, pela organização do evento”, finalizou Leomon.
O Conselho de Atletas foi criado em 2009 e tem como objetivo a representação dos atletas dentro do CPB, promovendo diálogo aberto com a diretoria executiva do Comitê.
Já o Programa Atleta Cidadão tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania de atletas e ex-atletas paralímpicos em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira), por meio de formação educacional, capacitação e orientação profissional.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)