Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Primeira fase do Camping Escolar 2023 reúne mais de 140 atletas no CT Paralímpico

Kauany Alves em ação no Camping Escolar 2023, no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Alessandra Cabral/CPB
A primeira fase do Camping Escolar Paralímpico 2023 terminou no último sábado, 11, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Foram convidados 143 atletas de 21 estados. Dentre eles, 11 alunos da Escola Paralímpica de Esportes do CPB,  projeto de iniciação esportiva para crianças e jovens com deficiências física, intelectual e visual, de 7 a 17 anos. Um deles foi Vinícius de Oliveira, 17, da classe SH6 (baixa estatura) do badminton. Saiba mais sobre a Escola abaixo.

Além de alunos da Escolinha, como o projeto é carinhosamente chamado, o Camping também recebeu jovens de diversos estados brasileiros, a exemplo de Kauany Alves, 14, do Amapá, que pratica tênis em cadeira de rodas.

Ela nasceu com mielomeningocele [má-formação na coluna] e começou na modalidade em outubro de 2022. No mês seguinte, Kauany participou pela primeira vez de uma edição das Paralimpíadas Escolares, evento no qual conquistou uma medalha de prata. Por causa desse resultado, a jovem foi chamada para o Camping Escolar Paralímpico 2023.

“Esse foi o primeiro Camping. Ganhei muita experiência durante essa semana e, agora, volto ao meu estado com novas perspectivas para minha carreira”, disse Kauany, que elogiou a estrutura oferecida pelo CPB no CT Paralímpico.

O Camping Escolar é idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. Os atletas que participaram do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e das confederações, agora têm a responsabilidade de disputar competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.


Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual, na faixa etária de 7 a 17 anos, em treze modalidades paralímpicas.

São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

FICHA DE INSCRIÇÃO

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

Patrocínios
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery