A primeira edição dos Jogos Juvenis da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), entre os dias 8 e 13 de outubro, vai reunir no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, 99 atletas de até 23 anos de idade para disputas de futebol de cegos, goalball e judô paralímpico.
Os participantes foram selecionados entre os jovens que se destacaram nos Regionais de futebol de cegos e goalball. No judô, participarão aqueles que obtiveram bons resultados na 1ª Etapa da Copa Loterias Caixa e no Grand Prix de judô paralímpico deste ano.
As três modalidades terão eventos além da competição. Os jovens participarão de treinamentos, atividades culturais, palestras com profissionais de diversas áreas e com atletas de destaque nas três modalidades: Cássio Reis, do futebol de cegos, Leomon Moreno, do goalball, e Alana Maldonado, do judô.
O trabalho com as categorias de base é um dos pilares da CBDV. Desde o ano passado, a Confederação implementou os Campos de Treinamento, projeto pelo qual a entidade criou comissões técnicas específicas.
Elas têm a missão de garimpar e preparar jovens atletas com potencial, com o intuito de renovar as Seleções Brasileiras. E, assim, garantir que o país siga bem representado nas principais competições ao redor do mundo.
Na primeira temporada, 61 jovens de diversas partes do país foram convocados. Este ano, além de ampliar a quantidade de Campos de Treinamento, a Confederação assegurou a participação das Seleções de base em eventos internacionais.
No futebol de cegos, foram selecionados oito atletas de cada um dos três Regionais (Nordeste, Sul-Sudeste e Centro-Norte), sendo seis atletas de linha e dois goleiros.
No goalball, serão 52 atletas, sendo que foram selecionados até dez jogadores em cada um dos cinco Regionais de goalball (Sudeste 1, Nordeste, Sul, Sudeste 2 e Centro-Norte).
Por fim, no judô, foram selecionados atletas de todas as categorias. Eles participaram da 1ª Etapa do Grand Prix de Judô Paralímpico e da Copa Loterias Caixa de Judô Paralímpico, realizados no último dia 3 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Confira a programação completa abaixo:
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do judô.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)