Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Praia/CDDU/Futel é campeão do Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo com três recordes brasileiros

Equipe do Praia/CDDU/Futel comemora título no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Praia/CDDU/Futel-MG marcou 249 pontos e conquistou neste domingo, 8, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O dia de encerramento do evento teve três novos recordes nacionais, dois deles para atletas da equipe mineira. A segunda colocação ficou com a Sadef-RN (154 pontos) e a AESA/Itu-SP completou o pódio (149,5 pontos).

A competição nacional, última da modalidade com organização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2024, contou com 122 esportistas. Ela foi realizada simultaneamente aos Campeonatos Brasileiros Loterias Caixa de atletismo e de halterofilismo, no CT Paralímpico, e ao Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de tiro esportivo, no Clube Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro.

Neste domingo, o Brasileiro de halterofilismo teve a reestreia da carioca Tayana Medeiros após os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, ocasião em que venceu a categoria até 86kg com um levantamento de 156kg. O resultado da atleta na França foi recorde paralímpico e ficou 11kg acima da melhor marca anterior da atleta, que era 145kg erguidos na etapa da Copa do Mundo de Tbilisi, na Geórgia, em junho.

No Brasileiro, Tayana, representante do campeão Praia/CDDU/Futel, voltou a obter uma medalha de ouro, com um levantamento de 148kg. “Foi uma competição muito boa. Em minha última pedida, dei uma desestabilizada, mas consegui voltar ao eixo e cumprir o que tínhamos planejado aqui no Brasileiro. Desde meu ouro em Paris, com o peso que levantei lá, a cobrança aumentou de todos os lados – dos companheiros de clube, da direção, comissão técnica e até dos meus pais. Mas estou começando a aprender a lidar com isso. Hoje, fiz o que estava planejado para brigar pelo maior supino da competição entre mulheres”, afirmou a atleta. Ao final de todas as disputas, o peso erguido por Tayana foi confirmado o maior entre as mulheres de todas as categorias.

A carioca, que tem um comprometimento nas pernas provocado por artrogripose, está no Praia/CDDU/Futel, em Uberlândia, desde 2022. “O clube me oferece muito. Meu psicólogo, Lucas Lara, tem me ajudado a mudar o meu método de concentração. Tenho toda minha comissão técnica me acompanhando 24 horas. E tem toda a galera. Moro sozinha, longe da família e eles fazem de tudo para eu não me sentir só. Eles me fazem estar sempre com alto astral e motivada, afirmou.

O primeiro recorde deste domingo foi conquistado pela baiana Edilândia Araújo, também do Praia/CDDU/Futel. Ela realizou um levantamento de 143kg e estabeleceu a melhor marca nacional na categoria acima de 86kg, que era de Tayana: 140kg levantados na etapa de Dubai da Copa do Mundo, no último mês de março.

“A ficha ainda está caindo. Cada treino é um treino, cada degrau é um degrau. Só agradeço a Deus pela conquista. Agora é seguir devagar e mantendo o foco. Ser recordista brasileira com 143kg para mim é algo que eu realmente não imaginava. Estou muito feliz”, disse Edilândia.

A atleta também ressaltou o papel de sua equipe em sua evolução: “Meu clube e minha comissão técnica são tudo. São uma pecinha do quebra-cabeça que está sendo montado para nossas conquistas”, afirmou.

Já o segundo recorde da equipe do Praia/CDDU/Futel veio com Mateus de Assis, da categoria até 107kg, que suportou 220kg em seu terceiro levantamento. A melhor marca anterior já era do atleta, 218kg erguidos no Centro de Treinamento Paralímpico, em março. “Este ano foi de muitas surpresas. Não imaginava que eu iria participar dos Jogos Paralímpicos já em 2024. E, agora, fechar o ano com uma marca que tento há tanto tempo é muito gratificante. Só tenho a agradecer a parceria com meu clube que deu tão certo”, disse.

Um terceiro recorde brasileiro foi quebrado neste domingo pelo carioca Gustavo de Souza, da categoria acima de 107kg e representante do clube ADAAN-RJ. O atleta ergueu 252kg e deixou para trás a sua própria marca de 246kg registrada em março, no CT Paralímpico. O resultado de Gustavo também é o segundo melhor do mundo em 2024.

“No começo do ano, tinha a expectativa de receber um convite para os Jogos Paralímpicos de Paris. Fiquei muito mal por não ter acontecido, mas não desisti de meu sonho de ser o melhor do mundo. Batalhei muito nesses meses e agora trouxe o que todos sabiam, um resultado que mostra que eu posso estar no pódio dos Jogos. Sigo sem desistir, independente dos obstáculos, mantendo a calma para vir no ano que vem com carga total”, avaliou o atleta.

Um terceiro recorde nacional do Praia/CDDU/Futel foi registrado no sábado, 7, dia de abertura do evento. o mineiro Marco Túlio Cruz, na categoria até 49kg, ao suportar 166kg.

As quatro edições do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa em disputa neste final de semana reuniram, no total, 1.197 esportistas. Juntos, os eventos receberam nove campeões paralímpicos responsáveis por 14 dos 25 ouros conquistados pelo Brasil na França e 46 esportistas que obtiveram pódios na capital francesa.

Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destaca os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Tayana Medeiros e Gustavo de Souza são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery