Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Petrúcio inspira jovens e ‘sucessor’ no Festival Paralímpico em João Pessoa

Cerca de cem crianças estiveram no Centro Olímpico Paraíba neste sábado, 22. Todas puderam ter o primeiro contato com o esporte paralímpico, por meio do Festival Paralímpico – iniciativa criada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em festejo referente ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro). Uma delas pôde ver de perto um ídolo de característica bem semelhante a ele. 

Três modalidades foram ofertadas na capital paraibana: atletismo, bocha e goalball. No atletismo, Rian Mendes, 7 anos, destacava-se pela disposição para participar das atividades e também pela semelhança com um filho pródigo do estado: Petrúcio Ferreira, campeão paralímpico e mundial das provas de velocidade da classe T47 (amputados de braço). O garoto não tem parte do braço esquerdo, devido a uma má-formação congênita. Nada que tenha o impedido de aproveitar a chance.

“Foi bom demais encontrar o Petrúcio e praticar um pouco de esporte. Foi muito divertido e eu quero um dia ser igual um campeão como ele”, disse Rian.

“É uma satisfação muito grande estar aqui e me deixa muito feliz tantos jovens praticando esporte paralímpico. É muito importante a iniciativa do CPB de trazer uma nova geração de crianças para as modalidades. Fico mesmo muito contente de ver tantos jovens tendo contato com nosso movimento”, disse Petrúcio Ferreira, 21 anos, que perdeu parte do braço esquerdo em uma máquina de moer capim, ainda criança. 

Dez das 48 sedes do Festival Paralímpico estavam localizadas no Nordeste do país. A região responsável por revelar diversos campeões paralímpicos contou com a presença maciça de crianças em todos os seus Estados.  

A organização do Festival nas sedes foi feita pela coordenação de desporto escolar do CPB. Foi mobilizada uma força de trabalho de cerca de 2.500 pessoas, entre profissionais de Educação Física e voluntários, que conduzirão a programação por todo o Brasil para mais de 7 mil crianças. Modalidades como atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton e parataekwondo e tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado foram ofertadas. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery