A etapa Norte/Nordeste do Circuito Caixa Loterias de atletismo, natação e halterofilismo terminou neste domingo, 6, em Recife (PE), com um recorde no salto em distância na classe T38. A pernambucana Jenifer dos Santos alcançou 4,68m para conquistar a terceira medalha de ouro nesta competição – também ganhou nos 100m e nos 200m -, consolidar a melhor marca do país e ainda confirmar a segunda maior distância no ranking mundial. Durante o fim de semana, a etapa reuniu mais de 500 atletas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.
Esta é a prova preferida da saltadora. Agora com a segunda melhor marca do mundo, Jenifer contou a razão para evoluir tanto nesta disciplina. “No fim do ano passado, era a sétima no ranking mundial e resolvi me dedicar mais a ela, principalmente porque, para ir aos Jogos Paralímpicos do Rio, preciso estar entre as cinco melhores”. explicou.
Durante a disputa deste domingo, a saltadora lembrou de conselhos de Ciro Winckler, coordenador do atletismo no Comitê Paralímpico Brasileiro. “Ele me dizia que eu conseguiria melhorar muito se tivesse calma na hora do salto. Depois de fazer duas marcas não muito boas nas primeiras e queimar a terceira tentativa, lembrei disso e me acalmei. Agora só aquela olhada que ele me deu quando passei por ele já deu pra ver que ele sabia que tinha razão”, disse a campeã, sem esconder a alegria pelo salto.
Os 4,68m alcançados por Jenifer também dariam a ela o recorde das Américas, mas como se trata de uma etapa regional, a marca pode ser homologada apenas como recorde brasileiro.
Natação
Fechando o último dia da competição, o nadador Arthur Santos Pereira, classe S10, ficou satisfeito com seus resultados, principalmente porque conseguiu, pela primeira vez, índices para participar das fases nacionais, um dos principais objetivos para quem está nesta etapa do Circuito.
O atleta paraibano, que compete pela FUNAD e está em seu terceiro regional, conquistou quatro medalhas de ouro (50m livre, 100m livre, 200m livre e 100m peito). Ele destaca os 50m livre como sua melhor prova, o que dá para entender ao ver a excelente largada deste jovem de 16 anos. A alegria era nítida após ver no painel o tempo de cada prova. “Será a minha primeira vez na nacional e eu ainda tenho meu último Escolar este ano”, vibrou.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio da Caixa Loterias e da Braskem.
As equipes de natação e halterofilismo têm patrocínio da Caixa Loterias.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)