A paulista Claudia Santos, 46, conquistou a primeira vaga do remo brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, megaevento que acontecerá entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro do ano que vem.
A classificação da remadora foi obtida após a sétima colocação no Mundial da modalidade em Belgrado, Sérvia, em disputa da classe PR1 1xW (atletas com função mínima ou nenhuma função de tronco). Ela completou a prova de 2km neste domingo, 10, com o tempo de 11min13s49.
Cláudia, que sofreu um acidente de carro no ano 2000 e teve a perna direita amputada, esteve presente em todas as edições dos Jogos Paralímpicos desde que o remo foi incluído no programa do evento (Pequim 2008). Ela também esteve nos Jogos de Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020). Entre suas conquistas, a paulista foi ouro no Mundial de Munique em 2007, oito meses após conhecer a modalidade.
Na mesma competição, o baiano Renê Pereira, bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, ficou na décima colocação geral na classe PR1, e segue na busca por sua classificação para os Jogos do ano que vem.
Com a vaga obtida no remo por Cláudia, o Brasil já garantiu sua presença em nove das 22 modalidades que farão parte do megaevento em Paris. O país obteve qualificação no vôlei sentado (masculino e feminino), goalball masculino, ciclismo, tiro com arco, atletismo, natação, canoagem e futebol de cegos.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)