Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Parapan de Jovens: Brasil disputa medalhas em três modalidades; vôlei sentado e bocha estreiam

Marco Antônio de Almeida abraça Wellington dos Santos após classificação brasileira no goalball | Foto: Marcello Zambrana/CPB
O Brasil disputará medalhas em três modalidades nesta quinta-feira, 8, sexto dia de competições nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá, Colômbia: tênis em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas e goalball.

O evento teve início no último sábado, 3, e reúne 20 países na capital colombiana até a próxima segunda-feira, 12. A delegação brasileira tem 96 atletas de 19 estados e o DF em 10 modalidades.

Responsáveis pela conquista da 500ª medalha do país na história do evento, o mineiro Luiz Augusto Calixto e o paulista Lorenzo Godoy vão disputar a medalha de bronze na chave de simples masculina tênis em cadeira de rodas, a partir das 11h30 (de Brasília)

“Vai ser um jogo pegado e que vai agregar muito à minha carreira. Confesso que estou ansioso, mas feliz por estar representando o Brasil no Parapan de Jovens”, avaliou Luiz sobre o duelo contra Lorenzo. 

Ainda no tênis em cadeira de rodas, na chave de simples feminina, a mineira Vitória Miranda está a um êxito de conquistar a medalha de ouro. Para subir ao lugar mais alto do pódio, ela necessita superar a colombiana Paula Meza, a partir das 11h30. A tenista também vai disputar o primeiro lugar nas duplas mistas, ao lado de Luiz. Às 13h, eles decidirão o título contra os colombianos Dario Sánchez e Paula Meza.

No basquete em cadeira de rodas, no Parque Cayetano Cañizares, a Seleção feminina fará a semifinal contra El Salvador, às 10h30. Caso avance, jogará a decisão, logo na sequência, diante de Argentina ou Chile, às 14h.

Já as equipes de goalball terão missões distintas no Palácio dos Esportes. A feminina disputará o bronze contra a Colômbia, às 11h45, enquanto a masculina duelará pelo ouro, contra o Peru, às 14h15. 

Estreias, futebol de cegos e futebol PC
No sexto dia de disputas também haverá as estreias da bocha, das 11h30 às 19h15, no Centro de Alto Rendimento, e do vôlei sentado.

A seleção feminina de vôlei sentado entrará em quadra em duas oportunidades: às 11h, contra a Argentina, e, às 18h, diante da Venezuela. A masculina também vai encarar a Venezuela, mas às 14h. Todos os confrontos serão no Coliseu El Salitre.

Já o time de futebol de cegos realizará sua segunda partida no Parapan de Jovens. Após golear o México, por 4 a 0, na estreia, a equipe voltará à quadra do Complexo Compensar, nesta quinta-feira, às 11h, para duelar contra a Argentina. A equipe de futebol PC encerrará sua participação na primeira fase, diante da Venezuela, no mesmo horário, no Campincito. 

Confira a programação completa dos brasileiros nesta quinta-feira, 8, com horários de Brasília: 
Basquete em cadeira de rodas feminino
10h30 – Brasil x El Salvador

Bocha
11h30 – Início da fase de grupos

Futebol de cegos
13h – Brasil x Argentina

Futebol PC
13h – Brasil x Venezuela

Goalball feminino
11h45 – Brasil x Colômbia

Goalball masculino
14h15 – Brasil x Peru

Tênis em cadeira de rodas
11h30 – Vitória Miranda (BRA) x Paula Meza (COL)
11h30 – Lorenzo de Godoy (BRA) x Luiz Calixto (BRA)
13h – Vitória Miranda e Luiz Calixto (BRA) x Paula López e Dario Sánchez (COL)

Vôlei sentado feminino
11h – Brasil x Argentina
18h – Brasil x  Venezuela

Vôlei sentado masculino
14h – Brasil x Venezuela

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery