O paranaense Ronan Cordeiro, 26, do Praia Clube, conquistou a medalha de ouro da etapa de Vigo, na Espanha, da Copa do Mundo de triatlo paralímpico no sábado, 1º de junho. O atleta já havia vencido a mesma competição em 2023, na cidade espanhola de Corunha.
O atleta, da classe PTS5 (comprometimento físico-motor), completou a prova em 1h01min52. A segunda colocação ficou com o irlandês Tom Williamson (1h03min20) e a terceira posição com o francês Antoine Besse (1h05min48s).
“Obrigado, Vigo, por presentear uma prova incrível a 3 meses de Paris. Excelentes percepções em prova, mais um teste antes dos Jogos Paralímpicos. Hora de voltar a Rio Maior e trabalhar”, disse Ronan, que tem má-formação congênita na mão esquerda e começou a competir no triatlo em 2018.
Outro brasileiro que competiu na Espanha foi Jorge Fonseca, quarto colocado na classe PTS4, com tempo total de 1h07min53. O ouro ficou com o espanhol Nil Riudavets (1h05min43), a prata com o francês Antoîne Lamarche (1h06min50) e o bronze com o espanhol Alejandro Sánchez (1h06min56).
Após a competição em Vigo, os triatletas disputarão mais quatro torneios nos próximos quatro finais de semana. No dia 1º de julho, serão definidos quais atletas disputarão as medalhas paralímpicas em Paris 2024. A convocação oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em meados do mês que vem.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)