Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Open Internacional de natação recebe 80 nadadores em busca de índices para Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Gabriel Araújo, na piscina, durante competição no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Open Internacional de natação paralímpica, competição organizada e realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá 80 nadadores de clubes de oito estados (AL, ES, MG, PR, RJ, RS, SC e SP), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 2 a 4 de maio.

A competição será a primeira Seletiva para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O Brasil tem 37 vagas na modalidade, sendo 21 masculinas e 16 femininas. A definição dos representantes começará no Open e terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB, listados neste documento. As finais, que acontecerão a partir das 17h nos três dias, serão transmitidas no canal do YouTube do CPB.

Entre os inscritos estão os cinco campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020: a pernambucana Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão); o paulista Gabriel Bandeira (S14, deficiência intelectual); o mineiro Gabriel Araújo (S2, limitação físico-motora); o catarinense Talisson Glock (S6, limitação físico-motora); e o brasiliense Wendell Belarmino (S11, deficiência visual). Na edição japonesa do megaevento, a Seleção Brasileira de natação ficou na oitava posição, com 23 medalhas no total – oito ouros, cinco pratas e dez de bronze.

Nas últimas missões internacionais em que a Seleção Brasileira esteve presente – Mundiais da Ilha da Madeira, Portugal, 2022, e de Manchester, Inglaterra, 2023, além do Parapan de Santiago, 2023 -, os brasileiros alcançaram o top-5. Em águas portuguesas, o Brasil registrou sua melhor campanha em um Mundial, quando ficou na terceira posição, com 53 medalhas, sendo 19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Já em Manchester, os brasileiros ocuparam a quarta colocação, com 46 pódios (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes). Nos Jogos Parapan-Americanos, o país liderou o quadro de medalhas da modalidade, ao conquistar 120 medalhas – 67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Open Internacional de natação podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Open Internacional de natação
Datas:
 2, 3 e 4 de maio, a partir das 10h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira e Talisson Glock são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
O atleta Talisson Glock é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery