Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

No segundo dia de revezamento, Tocha Paralímpica passa por Belém com experientes atletas como condutores

Débora da Costa passa a chama para Rildo Saldanha

A Tocha Paralímpica percorreu nesta sexta-feira, 2, as ruas de Belém (PA). A capital paraense foi a segunda cidade do revezamento, que começou ontem em Brasília e ainda passará por mais três cidades – Natal, São Paulo e Joinville – antes de chegar ao Rio de Janeiro, no dia 6, para o tour que terminará na abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no dia 7, no Maracanã.

O revezamento começou às 11h, na Praça Dorothy Stang, com o interativo protocolo de acendimento, que usa o “calor” das hashtags usadas nas redes sociais para que a chama se acenda. Responsável por ler a mensagem de início do passeio da chama pela capital paraense, a jovem atleta de bocha adaptada, Dayane Victória Espíndola, de 14 anos, gostou de fazer parte do revezamento. “Fiquei animada com a escolha. Estou bem ansiosa, mas estou feliz”, resumiu.

Durante o percurso, a chama paralímpica passou por alguns locais de Belém que são referência na reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência. A chama paralímpica ainda passou pelas mãos de importantes nomes do paradesporto, como João Batista Silva, bicampeão paralímpico de futebol de 5 – em 2004 e 2008.

“É muito legal poder carregar um símbolo dos Jogos. O fogo é algo que representa o sonho que é uma Paralimpíada, e carregá-lo significa manter o sonho aceso”, analisou João.

O Pará já mandou muitas jogadoras para a seleção feminina de basquete em cadeira de rodas, e uma delas representou a modalidade no revezamento desta sexta-feira. Débora da Costa já participou duas vezes dos Jogos Paralímpicos, mas se mostrou ansiosa momentos antes de receber a chama paralímpica.

“Na primeira vez que fui, em Pequim 2008, eu era muito nova, estava na minha primeira convocação e era tudo muito novo para mim. Em Londres 2012, já cheguei mais relaxada. Mas hoje estou com aquela sensação de Pequim outra vez. É algo muito importante e fico honrada em poder fazer parte. Vou aproveitar bem o meu momento”, disse Débora.

O revezamento teve seu fim no começo da noite, na cidade histórica, na Praça Frei Caetano Brandão. Neste sábado, a chama paralímpica estará em Natal (RN). Depois da capital potiguar, o comboio segue para São Paulo, Joinville e Rio de Janeiro.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros
Flávia Alves (estagiária)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery