O último dia de disputas do Circuito Loterias Caixa na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (SP) foi marcado por mais recordes brasileiros e muita expectativa dos nadadores para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Na modalidade, foi estabelecido pela comissão técnica brasileira o número de 32 vagas, sendo 19 homens e 13 mulheres.
Na prova de 100m feminino, Patricia Pereira (S4) repetiu o feito de sábado – quando quebrou o recorde brasileiro nos 50m livre – e estabeleceu mais um novo recorde nacional, com 1min46s86. Também nos 100m, Eric Gomes (S1) bateu seu quarto recorde brasileiro na competição – 4min41s65. Ele já havia quebrado recordes nos 50m e 200m livre, e 50m costas. Thomaz Matera (S12) também estabeleceu nova melhor marca do país com 57s60.
A disputa de dois grandes atletas da classe S10 foi bastante acirrada nos 100m livre masculino. O duelo pela ponta entre Andre Brasil e Phelipe Rodrigues foi até os últimos metros. Melhor para Phelipe, que chegou à frente, com 53s26. “Será uma prova legal nos Jogos Rio 2016. O Andre vem dominando esta prova desde 2008. Vai ser bem disputada [nos Jogos], não só entre eu e ele, mas também com outros atletas que vão chegar forte no Rio”, destacou Phelipe.
O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Patrocínio
A equipe brasileira de natação tem patrocínio da Loterias Caixa.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros
Maria Louiza Oliveira (estagiária)