Vinte e sete jovens nadadores chegam ao Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste domingo, 30, para a 1ª fase de treinamento de jovens da natação. Até o dia 5 de fevereiro, eles treinarão com os técnicos da Seleção Brasileira, assistirão a palestras e serão submetidos a avaliações.
Os atletas foram selecionados de acordo com as performances observadas em competições. Ao todo, estão previstas quatro fases de treinamento ao longo do ano, sendo as próximas nos meses de abril, julho e setembro.
“A ideia é trabalhar a evolução deles espelhando o trabalho que é feito aqui no CT Paralímpico, com os atletas que treinam aqui, para que eles possam se tornar atletas de alto rendimento. A ideia é formar atletas, eles estarão sempre assistidos por um dos técnicos durante os treinos, terão palestras com nutricionista também”, explica Leonardo Tomasello, técnico-chefe da Seleção Brasileira de natação.
O principal desafio da temporada 2022 está reservado para o segundo semestre: os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, na Colômbia. O objetivo das fases de treinamento, segundo Tomasello, é preparar os atletas para a competição. “A gente quer chegar no Parapan com uma equipe bem forte, conhecendo todos os atletas, sabendo as provas de cada um e o que cada nadador precisa. Os atletas visuais treinando tapper. Vai ser uma competição bem forte, a Colômbia, dona da casa, tem um Seleção bem forte.”
A natação brasileira já tem colhido frutos de projetos como este, até mesmo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. “O Gabriel Araújo é um bom exemplo desse projeto, ele veio para a Seleção sub-18, já que não tinha participado das Paralimpíadas Escolares e consequentemente do Camping, e foi aqui que ele se informou sobre quanto precisaria fazer para compor a Seleção principal, para disputar os Jogos Parapan-Americanos de Lima, aprendeu a ver o ranking mundial. Ele foi para o Parapan de Lima 2019, medalhou e em Tóquio foi campeão paralímpico”, contou Léo.
Além dos atletas, foram convidados oito técnicos e três staffs para esta primeira fase de treinamento. Todos os participantes seguirão rigorosos protocolos sanitários durante a estadia no CT Paralímpico.
Patrocínio
A natação conta com o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)